7 razões para contratar uma consultoria de gestão de RH
Para ser competitiva, uma empresa precisa das melhores estratégias de gestão empresarial e de uma equipe de recursos humanos que favoreça o cumprimento da missão e dos objetivos definidos. Contar com uma visão profissional e imparcial é uma das maiores vantagens ao se contratar uma consultoria de gestão de RH.
Um olhar externo traz o que há de mais moderno e funcional em termos de gestão de pessoas. Além disso, proporciona uma completa renovação de suas práticas, fornece novas alternativas e expertise na análise e diagnóstico do setor.
Uma consultoria será capaz de avaliar sua equipe segundo métricas específicas de desempenho, analisar o cotidiano de tarefas e apontar erros. Pode trazer ainda sugestões e indicar caminhos ocultos em uma rotina caracterizada por muito trabalho e pouco tempo disponível.
Vejamos algumas das vantagens que a atuação de uma consultoria de RH poderá trazer ao seu departamento.
1. Implantação de novas tecnologias de gestão
Gerir pessoas é uma tarefa complexa, delicada e que exige constante aprimoramento de processos. Algumas ferramentas podem otimizar o tempo da equipe e simplificar o domínio e a execução de rotinas burocráticas como:
- o controle de folha de pagamento;
- a quitação de encargos trabalhistas;
- a gestão do banco de horas;
- os procedimentos de admissão ou demissão.
Além de diminuir o volume de trabalho com essas tarefas, a automatização da burocracia ajuda a reduzir a probabilidade de erros humanos nos controles de pessoal.
Para introduzir soluções tecnológicas com sucesso, no entanto, é preciso investir em um treinamento que ensine os funcionários a operar o novo sistema. Porém é necessário convencê-los da importância e dos benefícios que a nova ferramenta proporciona.
Uma consultoria de gestão de RH é capaz de desempenhar essa tarefa com êxito e, o que é melhor, em um tempo muito menor, se comparado às possíveis soluções internas.
2. A chance de ter uma visão holística da empresa
Uma equipe de consultoria é capaz de avaliar a empresa como um todo e, especialmente, a dinâmica interna do RH e suas diversas interações com os demais departamentos.
Esse rastreio do funcionamento do negócio aponta falhas ou oportunidades a serem exploradas, pouco evidentes para os gestores que estão concentrados em suas respectivas áreas.
É uma excelente chance de lançar uma visão sistêmica sobre a empresa e encontrar soluções criativas e de baixo custo para aperfeiçoar o trabalho cotidiano.
3. Acesso a estratégias inovadoras
A psicologia aplicada à área de recursos humanos e às práticas de administração de pessoas produz excelentes resultados. Sempre há ajustes a serem feitos na relação entre empregador e colaborador.
Ao desenvolver isso, a empresa contribui para conquistar e reter talentos, além de aumentar a satisfação dos colaboradores com seu trabalho.
Para um gestor de RH, que também é responsável pelo comando de sua equipe, pode ser muito difícil se manter atualizado sobre novas possibilidades. Vale a pena recorrer a uma consultoria de gestão de RH e garantir que a empresa esteja a par do que há de mais moderno no setor.
Entre as mais importantes contribuições nessas áreas estão:
- o desenvolvimento de um plano moderno de carreira;
- um plano estimulante de remuneração por competências;
- a introdução de benefícios mais interessantes aos funcionários;
- um bom método de avaliação de desempenho profissional.
Ao mesmo tempo, a presença da consultoria ajuda a diminuir eventuais resistências às novidades adotadas.
4. O fim das dúvidas sobre a legislação
O Brasil possui uma legislação caracteristicamente burocrática. Com tantas regras a observar, é fácil escorregar. Especialmente, em um momento de intensa discussão sobre as regras da previdência e da legislação trabalhista, com alterações nas normas sobre terceirização, no eSocial, no salário mínimo etc. E esses são pontos cruciais para o departamento de Recursos Humanos.
Erros nessa área podem gerar transtornos graves, com prejuízos altos e perda de oportunidades de bons negócios. É um risco que uma empresa não pode correr, sob pena de prejudicar sua solidez.
Por isso, periodicamente, lance mão de treinamentos em legislação oferecidos por consultorias. A atualização sobre esses temais dá à empresa a tranquilidade de não ter problemas trabalhistas futuros.
5. A vantagem de uma auditoria externa
Além de corrigir processos pouco eficientes ou incorretos, a consultoria de gestão de RH avalia as práticas estabelecidas no departamento e chancela o trabalho da equipe. Trata-se de uma garantia de que os projetos desenvolvidos foram checados e aprovados por profissionais alheios à empresa.
Concomitantemente à avaliação dos consultores, é possível desenvolver um método de auditoria interna para que este mesmo procedimento possa ser replicado em intervalos predeterminados de tempo. Auditorias constantes aumentam os resultados e a confiabilidade da empresa.
6. Formação de consultores internos
A consultoria de gestão em RH deixa ainda legados duradouros para a empresa. Caso os consultores externos sejam acompanhados por funcionários escolhidos pelo RH — o que é, de todo modo, aconselhável — estes ganham a oportunidade de aprender as técnicas aplicadas.
Depois de alguns ciclos de consultoria externa, os funcionários da casa ganham a capacidade de promover consultorias internas com um alto grau de eficiência. Isso reduz custos e implanta na cultura da empresa as noções que são a tônica dos consultores em gestão de RH, a saber:
- organização;
- metodologia;
- sistematização.
7. Ganhos com transparência
Ao envolver a empresa inteira — ou um departamento completo — em um processo de análise por uma consultoria externa em gestão é natural que a curiosidade da equipe seja despertada.
A consultoria aponta as falhas a serem corrigidas e estabelece metas realistas para a empresa. É interessante apresentar aos colaboradores os resultados trazidos no relatório formulado pelos consultores. Isso aumenta a transparência e promove o engajamento de todos para aplicar o que foi sugerido como melhoria.
A ideia é fazer com que o quadro da empresa sinta que contribuiu decisivamente para o diagnóstico e que também faz parte das soluções. Essa transparência, conjugada à integração dos colaboradores, promove uma imensa melhora no clima organizacional da companhia.
Uma consultoria em gestão de RH deve ser encarada como um investimento e uma oportunidade fundamental de desenvolver a empresa. As possibilidades são animadoras, não? Então, não deixe de conferir o que a Employer, com seus mais de 30 anos de experiência em gestão de recursos humanos, pode fazer pela sua empresa. Entre em contato!
Para mais conteúdo sobre Rotinas de DP e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer Trabalhista também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.