Visão sistêmica: você pratica ao tomar decisões?

Visão sistêmica: você pratica ao tomar decisões?

Índice

Visão sistêmica: você pratica ao tomar decisões?

As partes afetam o todo! Você sabia que ao invés de tomar decisões sozinho, pode ser mais benéfico a todos, incluir os gestores de cada área do negócio, antes de tomar uma decisão final?

Dessa forma é possível avaliar os obstáculos que uma decisão pode causar em todos os demais setores. Esse processo de analisar o todo para a tomada de decisão e não apenas o microambiente se chama visão sistêmica, no artigo a seguir você vai entender mais sobre.

O que é a Visão Sistêmica?

A visão sistêmica é uma forma de se entender um todo conforme analisamos as suas pequenas partes. Em suma, é a capacidade de ver um cenário completo analisando todos os agentes da situação.

Assim, no setor de recursos humanos, essa visão é essencial. Isso porque, só praticando esse conceito é que o RH será capaz de entender o comportamento dos colaboradores, analisando os componentes que os geram, as causas, as relações entre esses fatos e os seus impactos no desempenho da empresa.

A importância em uma empresa

É a partir dessa análise aprofundada – citada acima – de todos os pequenos causos, que o setor pode começar a traçar estratégias que melhorem o dia a dia da corporação.

Mas não só isso, mesmo após a análise, ter visão sistêmica é também compartilhar com todos os resultados adquiridos, e então abrir para os colaboradores quais são as opções de ações que podem ser tomadas dentro do negócio dali pra frente.

E além disso, os colaboradores que desenvolvem este olhar sistêmico dentro de um negócio, acabam conhecendo cada departamento e seus processos, bem como tudo o que envolve a organização.

Dessa forma, munidos destas informações essenciais, estes têm a oportunidade de melhorar a sua performance e contribuir cada vez mais em suas atividades diárias.

Como já falamos, as partes afetam o todo, e assim, a partir do momento que os profissionais da empresa desenvolvem a visão, estes conseguem visualizar e compreender que fazem parte desse todo, de algo maior, percebendo que a sua atuação é de extrema importância para que essa engrenagem (empresa) funcione com perfeição.

De tal maneira, a produtividade pode vir a melhorar, o engajamento nas atividades aumenta e o espírito de equipe se fortalece.

Como desenvolver essa visão?

Dentro de uma empresa que não toma decisões baseadas na visão sistêmica, os setores podem parecer peças separadas do negócio, entretanto, quando a visão é aplicada, percebemos que estes setores são um sistema interligado e que as escolhas feitas em um podem afetar o sistema de forma geral.

Sendo assim, para desenvolver a visão sistêmica na sua empresa será necessário:

  1. Entender o fluxo de todos os processos

Se para entender o todo você precisa analisar as pequenas partes que o compõem, nada melhor do que começar obtendo conhecimento profundo de todos os processos que são realizados dentro da empresa.

Então, um bom primeiro passo é elaborar uma base (mapa, planilha, pprt…) com informações essenciais inerentes a cada processo, como inputs, outputs, fornecedores e clientes, depois é só conectar as informações para obter uma visão geral do fluxo de ações realizadas.

  1. Pensar em melhorias assertivas

Na visão sistêmica, a melhoria deve ser pensada no processo como um todo. Afinal, toda a cadeia produtiva será afetada e não apenas um dos setores.

Dessa forma, devem ser avaliados os impactos que uma escolha pode ter, desde o começo do processo até o resultado final.

Do contrário, a melhoria em uma parte do processo poderá prejudicar uma ou mais partes.

Um exemplo: de nada adianta a equipe comercial engajada e realizando diversas vendas se a produção do produto não consegue atender essa demanda.

Então sim, a melhoria deve ser pensada como um todo, mas como você pode ter percebido, esse todo é avaliado pelas suas pequenas partes (setores) do negócio.

  1. Identificar a fonte dos problemas

Se você ainda não pratica a visão sistêmica nas suas tomadas de decisão, provavelmente já chegou a conclusão que um único profissional ou setor foi responsável por um grande resultado positivo ou prejuízo.

Entretanto, é preciso avaliar todos os pontos dessa questão para verificar o que ocasionou o resultado e assim, identificar se existem falhas no fluxo do processo ou inovações , que estão transformando os resultados.

Deu para perceber a importância dessa visão no dia a dia de um negócio, certo?

Mas vale lembrar que esta não é uma ação única, ela deve ser praticada e aprimorada conforme a empresa evolui.

Para mais conteúdo sobre  RH e DP e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

#RHModerno #VisãoSistêmica #Gestãodepessoas

Posts Relacionados

Posts Recentes