Treinamento in company e corporativo: como diferenciar e aplicar

Treinamento in company e corporativo: como diferenciar e aplicar

Índice

Treinamento in company e corporativo: como diferenciar e aplicar

Você sabe o que são os treinamentos in company e corporativo?

A realidade da atração e retenção de talentos vem mudando para as empresas. Além dos bons salários e benefícios, um fator muito relevante é a oferta de oportunidade de desenvolvimento, prático ou comportamental.

Treinamento in company e corporativo: como diferenciar e aplicar

O treinamento in company é uma capacitação realizada especialmente para uma turma da empresa.

O seu objetivo é atender e resolver demandas estratégicas da corporação contratante. Pode ser feito em parceria com uma companhia especializada em educação corporativa.

O treinamento corporativo, por sua vez, ocorre através da disponibilização de cursos para as equipes, que vão desenvolver habilidades relevantes, mas que não necessariamente tem um direcionamento tão específico quanto o treinamento in company.

Nesses casos, a maioria das empresas contam com o apoio da equipe de RH para realizar um programa de desenvolvimento funcional e assertivo.

Cada empresa deve avaliar, perante a sua realidade, o que será mais proveitoso para desenvolver seus trabalhadores e conquistar seus objetivos.

Vantagens do treinamento in company

Quando falamos de treinamento in company a maior vantagem é a personalização do conteúdo que será apresentado. Assim, as necessidades específicas do negócio são contempladas.

Em outras palavras, ao saber exatamente em quais pontos seus colaboradores precisam se desenvolver, como habilidades técnicas necessárias, por exemplo, é possível acordar com os realizadores do treinamento ajustes no conteúdo.

Essa ação nem sempre é possível no modelo tradicional de treinamentos, pois as escolas e agências de desenvolvimento precisam entregar conteúdos que sejam comuns às diversas realidades e não especificamente para uma empresa.

Assim, existe também a facilidade de contextualizar o que é ensinado aos colaboradores com a realidade da empresa.

Nesse sentido, é possível contextualizar esse treinamento com a realidade corporativa, ajudando não só no envolvimento das pessoas, mas também na absorção do conteúdo.

E ainda, o treinamento in company pode ser adequado, de forma flexível, em horários em que todos da empresas estejam disponíveis. Como o cronograma é customizado conforme as diretrizes da empresa, os colaboradores que realizam um treinamento in company não precisam fazer longos deslocamentos e isso lhes garante um bom ganho de tempo.

Em contrapartida, a empresa tem a certeza de que haverá comparecimento e engajamento da equipe. Inclusive, estimulando a sinergia entre os departamentos participantes.

Se olharmos para a quantidade de iniciativas que os RHs fazem para garantir a integração e sinergia, este pode ser considerado um benefício muito importante.

Vantagens do treinamento corporativo

Neste tipo de treinamento a maior vantagem é que, conforme os profissionais adquirem conhecimentos gerais do mercado, estes podem se aplicar tanto na empresa em que trabalham quanto em outros meios pessoais. Apresentando resultados que podem ser vistos a curto, médio e longo prazo.

Com a possibilidade de se executar o treinamento via EAD, o empregado pode também economizar com custos de transporte e locomoção, e, mesmo que o palestrante não esteja mais ao vivo, os conteúdos gravados podem ser estudados em outros momentos.

Nesse sentido, o treinamento corporativo também estimula a autonomia dos trabalhadores, dando a eles a possibilidade de escolha dos dias e horários que gostariam de executar os cursos e atividades práticas.

Isso, para o profissional, demonstra que a empresa confia em suas decisões e valoriza o seu direito de escolha.

Como aplicar esses treinamentos

Em ambos os treinamentos é importante garantir que os profissionais tenham um horário para se dedicar. Do contrário, poderá haver dificuldades para a absorção do conteúdo e até o baixo engajamento com os treinamentos.

Os conteúdos podem ser aplicados em diferentes formatos, como por exemplo: palestras, quizzes, jogos colaborativos, práticas entre as equipes e webinars.

O importante é que, em qualquer treinamento haja integração e interação.

Integração de forma que todos se sintam abrangidos e tenham suas dúvidas devidamente respondidas, seja em quaisquer dos métodos aplicados.

E interação para que equipes possam se conhecer melhor, compreendendo o motivo de trabalharem juntas e como podem atingir resultados cada vez melhores.

Por isso, é importante o acompanhamento da equipe de RH desde o desenvolvimento do projeto de capacitação. Isso porque estas são capacitadas para lidarem com uma diversidade de trabalhadores e saberão as principais necessidades da empresa, proporcionando indicativos de desempenho e sucesso dos treinamentos realizados.

Conta para a gente, a sua empresa já realizou algum desses treinamentos apresentados?

Devo contratar uma empresa para terceirizar meus treinamentos?

Terceirizar o seu RH ou rotinas específicas é uma ótima maneira de otimizar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos.

Porém, para aproveitar todos os benefícios, é importante estar atento e evitar alguns erros comuns. Quer saber mais sobre a terceirização do seu RH? Fale com os nossos especialistas.

Veja mais conteúdos relacionados no Blog Employer!

Posts Relacionados

Posts Recentes