RH do futuro

RH do Futuro – o que é e como funciona na prática?

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O RH do Futuro é somente o ultra tecnológico, com realidade aumentada ou que ocorre no Metaverso? Não! Ao falarmos de RH do Futuro, também estamos nos referindo às novas tendências e transformações processuais e comportamentais que têm acontecido nesse setor!

Entenda como essas mudanças impactam tanto no seu futuro profissional, como no setor de gestão de pessoas.

O que é o RH do Futuro?

Apesar do termo “futuro” remeter a algo que ainda acontecerá, o RH do Futuro é um modelo de gestão que está sendo aplicado e que já apresenta – e ainda apresentará – muitas transformações positivas para o setor. Longe de ser uma tendência passageira, podemos afirmar que ele veio para ficar! 

Esse RH é aquele que possui os propósitos e resultados alinhados aos da empresa, que olham para os indicadores do negócio como um todo. Uma visão sistêmica que permite engajamento, fortalecimento cultural e entrega de resultados positivos. Para além disso, o profissional de RH do Futuro preocupa-se com o crescimento sustentável dos colaboradores, com o desenvolvimento e a aprendizagem dentro da empresa, com os valores compartilhados e os resultados, que serão fruto de todos esses pontos.  

No Employer Summit, recebemos Lígia Shimizu, Gerente de Engajamento e Experiência da Neon, que, com seu olhar e experiência dentro da Fintech, nos mostrou na prática como o RH do Futuro atua. 

Segundo Lígia, algo muito importante que o RH precisa transmitir aos colaboradores são os valores e cultura da empresa. Os valores devem fazer parte da rotina dos times, devem estar internalizados e transparecer em todas as ações. Um exemplo prático são os valores “divertida e responsável“, trabalhados na Neon, em que a proposta é criar um espaço acolhedor, mas que mantenha os colaboradores focados nos resultados.

Além disso, o engajamento dos colaboradores é capaz de fortalecer a marca em redes sociais como o LinkedIn. A presença dos Neoners (colaboradores da Neon) na rede tem papel crucial no branding da marca: o fortalecimento de valores e a identificação com profissionais de dentro e fora da Fintech, auxiliando na captação de novos talentos e também no interesse geral pela empresa. 

E, claro, não podemos deixar de lado questões de acompanhamento e gestão de pessoas, que pode ser realizada através das OKRs, que falaremos logo a seguir!

O que são OKRs e como auxiliam o RH a acompanhar metas e resultados?

Objective and Key Results (OKRs) ou Objetivos e Resultados-Chave, fazem parte de uma estratégia de gestão, que estabelece quais são as metas dentro da organização e acompanha os colaboradores na trajetória até a entrega dos resultados. Os OKRs entregam indicadores e, através deles, é possível mensurar a produtividade e os resultados do time e também de cada colaborador de maneira individual. 

De forma geral, os OKRs mostram onde a empresa, o time e o colaborador devem chegar e como vão fazer para alcançar as metas pretendidas. Afinal, é mais fácil saber onde e como chegar quando se tem um norte a seguir e, os OKRs são justamente esse “norte”.

Empresas que utilizam OKRs conseguem alcançar melhores resultados e também proporcionam uma maneira de priorizar e entender o que é importante dentro da grande lista de tarefas que os profissionais possuem diariamente!

É possível adotar atividades do RH do Futuro em um setor já existente?

É muito importante que empresas tenham o desejo de se aprimorar, evoluir para buscar e alcançar bons resultados. Para adotar ações e atividades de um RH do Futuro em um RH que já existe é necessário que o setor de Recursos Humanos esteja disposto a mudar. 

Ou seja, para que a mudança ocorra será necessário que a cultura da empresa também mude e que transpareça os valores adotados aos seus colaboradores. 

Como realizar essa mudança de forma gradual e agradável?

É preciso executar um bom diagnóstico para uma visão clara da realidade antes de iniciar o processo de transformação. Esse é o momento de realizar pesquisas de clima e satisfação, olhar para métricas como absenteísmo, turnover, retenção de talentos e desenvolvimento de skills. São esses números que trarão argumentos sólidos aos profissionais para conquistar a adesão da alta gestão das empresas e conseguir os recursos necessários. 

Tudo deve ser pensado para o atual cenário da empresa. Se é possível ter um escritório ou ambiente mais descontraído e leve, por que não?

Outros bons exemplos são a adoção do trabalho remoto (home office ou flexível), a adoção de ferramentas de tecnologia que auxiliam no acompanhamento e entrega de tarefas e indicadores, a formação e qualificação dos times e, claro, o acompanhamento da jornada de todos os colaboradores e líderes!

 

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