Um dos assuntos mais significativos para o setor de Recursos Humanos atualmente está relacionado à produtividade dos colaboradores e como a liderança tem lidado com esse fator.
Este foi o assunto do segundo dia do Employer Summit 2022, onde recebemos José Tortato, COO e CHRO do Banco Nacional de Empregos e Alexandre Ullmann, diretor de Recursos Humanos no LinkedIn, em um painel que abordou tendências e aprendizados inestimáveis sobre como a Liderança e a Produtividade impactam no Desenvolvimento de Equipes.
Construção de Equipes
Pensando no cenário atual, uma das grandes tendências são as squads, equipes pequenas de até 10 pessoas, que trabalham em uma dinâmica na qual os colaboradores que as compõem possam realizar trocas e aprendizados com os colegas, simplificando os processos de cada time.
A montagem das equipes precisa ser organizada de maneira inteligente, com profissionais competentes, que estejam abertos às trocas e dispostos a aplicar suas skills junto de outras pessoas, visando sempre aos bons resultados do time e da empresa.
Recrutamento assertivo
O desenvolvimento dos times tem início logo no recrutamento, pois estamos passando por um momento de otimização e desenvolvimento tecnológico, que nos permite realizar alguns processos de maneira mais descomplicada e, um deles é a seleção e recrutamento.
Hoje, muitas empresas optam por realizar o recrutamento por plataformas como o LinkedIn e esse hábito tende a se popularizar e, possivelmente, se aperfeiçoar com o passar dos anos. Afinal, estamos na era da tecnologia e alguns progressos vão acontecer de forma natural.
Independente da maneira pela qual o recrutamento seja feito, ele deve ser baseado nos valores e cultura da empresa, no que o time precisa e também nas skills e competências de cada candidato. É necessário ponderar no quanto a empresa e o colaborador poderão crescer mutuamente.
É importante ressaltar o papel do RH durante o recrutamento, a entrevista e todo o contato com os candidatos, neste caso é preciso um trabalho em conjunto entre empresa X Recursos Humanos para que o processo seja assertivo.
Alexandre Ullmann falou, durante o painel sobre o tema no Employer Summit 2022, sobre a importância de sabermos que o papel da entrevista não é apenas do recrutador, mas de todas as pessoas envolvidas, sobretudo o gestor, que é a pessoa responsável por compreender as dinâmicas da área e do time.
Com isso compreendido, podemos voltar ao tema principal de desenvolvimento de equipes e de pessoas.
Desenvolvendo a equipe
Ainda durante sua fala no Summit, Alexandre pontuou que uma das tendências é baseada na aprendizagem, de modo que quando uma organização abre uma vaga para um cargo, ela deve recrutar uma pessoa que possa se desenvolver junto do cargo, das funções e buscar, constantemente, a evolução de suas habilidades.
José Tortato, trouxe um case de sucesso do BNE em que o desenvolvimento da equipe de Tecnologia da Informação e estagiários é feito através do que eles chamam de Escolinha de TI, um setor dedicado à formação profissional da equipe técnica, em que é utilizado uma trilha de aprendizagem construída com o intuito de ensinar e desenvolver seus colaboradores, do nível mais básico até o avançado, aprendendo sobre a TI e diferentes skills a ela atreladas.
Esse tipo de desenvolvimento é muito importante dentro de empresas, pois dá aos colaboradores uma oportunidade de crescimento profissional. Com o aprendizado de novas habilidades, os profissionais podem alcançar cargos de níveis mais altos e dar espaço a novos colaboradores, num processo de crescimento e troca constante.
Nesse ponto, é importante ressaltar que é papel da gestão e da liderança saber onde cada liderado pode se destacar, se desenvolver e, como pontua Tortato, estar numa posição em que se encontrem felizes com suas funções.
Aproveitamos para pontuar que é de suma importância que todos os colaboradores, mesmo os de cargos mais altos, como os líderes, por exemplo, estejam abertos a treinamentos, novos aprendizados e constante evolução de habilidades.
Gestão e produtividade
A produtividade está muito atrelada ao que cada pessoa precisa entregar, às metas e aos resultados e isso pouco tem a ver com a quantidade de tempo ou o local onde a pessoa atuou para realizar essa entrega.
Com a pandemia, causada pelo Covid-19, pode-se ter a certeza de que o trabalhador pode entregar bons resultados e ser muito produtivo mesmo trabalhando em homeoffice.
No painel sobre produtividade, Tortato cita sobre o fim do microgerenciamento, uma forma de liderança que não dá bons resultados, nem para a organização nem para os liderados. Esse modo de liderar não é capaz de mensurar corretamente os resultados, pois se preocupa mais em saber o que cada colaborador está fazendo a todo momento do que com seus resultados.
A gestão também tem grande responsabilidade com a produtividade do seu time. A liderança pode, por exemplo, mensurar a produtividade de uma equipe ou de um funcionário com base nos indicadores de OKRs ou outros métodos adotados pela empresa.
Esse acompanhamento pode ser quinzenal, trimestral, semestral ou no tempo que se adeque ao time, o importante é acompanhar o desempenho e as entregas individuais e em grupo para, se necessário, corrigir falhas e deixar o trabalho mais pontual e transparente para todos.
É papel da liderança, também, realizar feedbacks acerca da produtividade e das entregas de cada colaborador, tendo cautela de fazê-lo de forma pessoal, respeitando o espaço do liderado, de preferência em um local em que estejam apenas líder e liderado.
A importância dos benefícios e suporte para a produtividade
Para finalizar, é necessário ter conhecimento que alguns benefícios e suportes oferecidos pelas empresas são, também, uma maneira de aumentar a produtividade dos colaboradores.
Muitas organizações já oferecem benefícios, além dos conhecidos e padrões, como é o exemplo de licenças para cuidar de algum ente adoecido ou, ainda, dias em que se é possível trabalhar em apenas um período. Afinal, colaboradores felizes e com suas vidas pessoais resolvidas apresentam maior produtividade e melhores resultados!
Você pode assistir à fala completa em nosso canal no YouTube.