O papel da cultura organizacional na retenção de talentos

O papel da cultura organizacional na retenção de talentos

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O cenário mundial do mercado de trabalho está se transformando em alta velocidade, sendo impactado diretamente pela mudança comportamental da força de trabalho. Até pouco tempo, antes da revolução industrial trazer tecnologia e novos mecanismos no meio de trabalho, a principal força motivacional no ambiente profissional era a necessidade por dinheiro e o medo de perder a vaga. 

 

Agora, países mais desenvolvidos presenciaram fenômenos como a Grande Renúncia, marcado pela demissão voluntária em massa. Como resultado, os Estados Unidos experimentaram taxas recordes de demissão em 2021, porém esse movimento ainda não acabou, de acordo com um estudo da CareerArc/Harris Poll. 23% das pessoas disseram que planejavam deixar seus empregos em 2022.

 

Os motivos dessa mudança não estão atrelados somente à procura de salários altos, identifica-se a movimentação de trabalhadores saindo de suas posições para reavaliar o propósito de suas carreiras, encontrar significado no trabalho e condições que priorizem sua saúde mental. 

 

O que essas pessoas estão procurando exatamente? E como as empresas podem se adequar para reter profissionais dedicados, envolvidos e talentosos? 

O papel da cultura organizacional na retenção de talentos

O que é cultura organizacional?

 

A cultura de uma empresa é a soma das crenças, costumes e valores; é construída a partir do comportamento de todos que trabalham naquela organização. Todo negócio possui as suas próprias formas de interações, atividades e tradições, e, ao passo de que convivemos por um período significativo naquele ambiente, é natural que ele possua um impacto importante sobre todos os colaboradores. Nesse sentido, a cultura molda o comportamento em uma determinada organização e estabelece normas de como os profissionais interagem uns com os outros, seus supervisores e clientes.

 

Pesquisas indicam que ambientes híbridos e remotos apresentam novos desafios para a cultura organizacional, tendo em vista que, durante o pico da pandemia de COVID-19, os trabalhadores desfrutaram de uma flexibilidade inédita e não estão dispostos aos deslocamentos diários, agendas de reuniões lotadas e horários de expediente rígidos. Com isso, organizações que eram resistentes ao home-office se adequaram a flexibilidade para oferecer atrativos que podem atrair e reter talentos. Uma pesquisa da Microsoft apontou que aderir ao trabalho híbrido se tornou uma solução para equilibrar os desejos dos colaboradores e as necessidades de determinados setores da empresa. 

 

Embora a cultura não tenha a ver com o local de trabalho, é inevitável notar como o ambiente físico serve como um canal de fortalecimento para a cultura, proporcionando espaços para engajamento, interação e o sentimento de pertencimento  que as conexões diárias geram. Esse sentimento de pertencimento é importante; O Relatório de Tendências de Employee Experience da Qualtrics constatou que os profissionais que sentem que fazem parte do trabalho também são mais engajados.

 

O que é uma cultura positiva?

Um estudo norte-americano descobriu que uma cultura de trabalho positiva possui seis elementos em comum, sendo eles:

  1. Tratar colegas como amigos, cuidar deles e se interessar pelo bem-estar deles;
  2. Apoiar os colegas e oferecer compaixão e bondade em momentos de necessidade;
  3. Perdoar erros e não atribuir culpas;
  4. Trabalhar se inspirando uns nos outros;
  5. Encontrar e enfatizar aspectos significativos do trabalho;
  6. Priorizar confiança, respeito, gratidão e integridade.

 

A palavra chave de uma cultura-organizacional positiva forte, é a confiança: nos colegas de trabalho, nos  líderes e gerentes e; de que a organização se compromete com os valores e propósitos que divulga. Ao passo que a desconfiança prejudica a retenção de talentos e retarda a capacidade da organização de inovar e crescer. 

Além disso, a comunicação proativa, consistente e genuína está no centro das culturas baseadas na confiança, ainda mais impactante quando é um diálogo que envolve os colaboradores, feedback, ideias e informações de forma respeitosa, além de esclarecer e reforçar o que a organização representa e como age quanto aos seus objetivos e valores. Esse é o papel da cultura organizacional na retenção de talentos.

Por que a cultura organizacional é importante?

 

Existem diversos fatores pelos quais a cultura organizacional é tão importante. 

 

Atração de talentos

 

Embora haja um grande número de profissionais desempregados, nem todos são qualificados para as posições ofertadas, tornando acirrada a disputa por profissionais com um currículo acima da média.  De acordo com uma pesquisa realizada pela Vistage, 67% dos CEOs afirmaram que os desafios de contratação afetam o desempenho da empresa. Uma cultura organizacional forte reduz o custo de atrair novos talentos, servindo como um ímã para profissionais alinhados aos seus propósitos e valores, além de fortalecer a marca da organização.

 

Retenção de colaboradores

53% dos líderes disseram que estão enfrentando uma rotatividade voluntária maior do que nos anos anteriores, de acordo com uma pesquisa da McKinsey. Essa tendência não vai diminuir, segundo a opinião dos 64% dos líderes. Muitos acreditam que as pessoas estão se despedindo por causa da remuneração ou problemas de saúde emocional ou física, no entanto, os principais motivos pelos quais os funcionários deixaram os empregos, também de acordo com o relatório acima, é o senso de desvalorização e falta do sentimento de pertencimento ao trabalho. Como tornar a cultura mais positiva?

Engajamento

 

O engajamento é, para o recursos humanos, uma métrica que indica o quanto os colaboradores estão comprometidos com seu trabalho. As organizações podem oferecer aos colaboradores oportunidades de plano de carreira, dinâmicas como palestras e atividades que podem fortalecer a comunicação, respeito e confiança. 

 

Criatividade e inovação

 

Se uma empresa quer soluções inovadoras e criativas, precisa abrir o canal de comunicação por meio de uma cultura positiva, feedback e comunicação clara, encorajando e fortalecendo a troca de ideias, em vez de ser negativo. 

 

conclusão 

A cultura de uma empresa é a soma das crenças, costumes e valores, construída a partir do comportamento de todos que trabalham naquela organização. Os cinco elementos de uma cultura positiva são: tratar colegas como amigos, cuidar deles e se interessar pelo bem-estar deles; Apoiar os colegas e oferecer compaixão e bondade em momentos de necessidade; Perdoar erros e não atribuir culpas; Trabalhar se inspirando uns nos outros e encontrar e enfatizar aspectos significativos do trabalho.

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