Especialista explica estratégias para reduzir rotatividade com a seleção de talentos
Segundo Vagner Histrov, o desalinhamento cultural da empresa com os valores dos candidatos pode gerar riscos desnecessários para a organização
O processo de seleção de talentos é um momento crítico para a manutenção da estabilidade e eficácia dentro de uma empresa. A falta de alinhamento entre a cultura organizacional e os valores dos colaboradores pode resultar em altos índices de rotatividade, alerta o professor Vagner Histrov, especialista em gestão de pessoas e sócio da Employer Executive Search.
Segundo Histrov, manter indivíduos não alinhados à cultura da empresa pode acarretar uma série de problemas organizacionais, especialmente se esses colaboradores ocuparem cargos de liderança. “A cultura organizacional é moldada pelos valores, objetivos, personalidade e estilo de gestão dos fundadores e líderes influentes na organização. Se o processo de seleção não avalia adequadamente o grau de compatibilidade, a empresa assume riscos desnecessários, prejudiciais tanto para a organização quanto para os próprios colaboradores, cujas carreiras podem ser afetadas“, destaca.
Diante desse cenário, a contratação, especialmente de executivos, requer uma atenção especial. “O desalinhamento tem um impacto negativo significativo para a organização e para as equipes“, ressalta Histrov.
Para garantir uma seleção eficaz, é fundamental analisar o histórico do candidato, suas principais influências na formação de valores e princípios, objetivos pessoais e profissionais, além de fatores de satisfação e insatisfação em experiências anteriores.
Dica para os candidatos
Os candidatos também têm o dever de avaliar sua identificação com a empresa antes de se candidatar. Investigar os valores, propósito e histórico da empresa, bem como buscar informações junto a ex e atuais colaboradores, pode ser crucial para tomar uma decisão alinhada com suas próprias aspirações e valores.
Estratégias para o alinhamento cultural
Gestão de pessoas: o recrutador deve analisar se as políticas de gestão de pessoas fortalecem o que a empresa preconiza.
Liderança: deve analisar se o líder da área em que o candidato (a) vai trabalhar tem forte alinhamento com a cultura organizacional. Se tiver pontos para alinhamento, a área de RH ou a consultoria pode ajudar, provendo suporte ou coaching para o executivo.
Integração: a empresa pode estabelecer um bom programa de integração que deve explicitar bem os princípios, propósitos, valores da empresa e os comportamentos esperados da pessoa contratada.
Acompanhamento: o acompanhamento do profissional no período inicial de integração é essencial. Nos cargos executivos recomenda-se um período mínimo de um ano.
Feedback: Outra dica importante é utilizar um processo transparente para dar e solicitar feedback. Isso vale para líder e liderado.
Histrov destaca que a falta de compatibilidade pode afetar significativamente a motivação e o desempenho dos colaboradores, bem como prejudicar o clima organizacional. “Precisamos considerar que todo trabalho é interdependente, uma equipe depende muito da integração de todos na busca dos objetivos e na geração de sinergia“, finaliza.
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