Dia do Psicólogo: ambiente de trabalho saudável e o bem-estar dos colaboradores são decisivos para resultados corporativos
Psicóloga explica como promover um ambiente propício, aumentando o engajamento e a retenção de talentos
Ambiente de trabalho saudável tornou-se um dos principais quesitos para os profissionais. Segundo uma pesquisa feita com 9 mil pessoas pela plataforma Gympass, para 83% dos entrevistados, o bem-estar é um pilar tão importante quanto o salário sendo que, no Brasil, 20% dos colaboradores sentem que não têm tempo de cuidar do bem-estar devido aos compromissos profissionais.
De acordo com a psicóloga Marília Moreira, da Employer Recursos Humanos, o papel do ambiente de trabalho vai além das paredes físicas que o compõem. “Um ambiente saudável se manifesta como um elemento crucial para a retenção e engajamento dos colaboradores. Compreender a importância desse cenário é fundamental para as organizações que buscam manter talentos e promover um alto nível de produtividade”, diz.
A especialista afirma, ainda, que colaboradores que se sentem valorizados e respeitados no ambiente de trabalho são mais propensos a se manterem vinculados à empresa. “Um ambiente saudável, caracterizado pela comunicação transparente, apoio mútuo e oportunidades de desenvolvimento, fomenta um senso de pertencimento que fortalece os laços entre os profissionais e a organização”.
Marília destaca também que existe uma relação direta entre ambiente saudável e engajamento dos colaboradores. Para ela, um local de trabalho que promove o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, oferece desafios estimulantes e reconhece os esforços individuais, cria um sentimento de satisfação e motivação que se reflete na qualidade do trabalho desempenhado.
“O capital humano é reconhecido como o ativo mais valioso de uma organização, e nutri-lo por meio de um ambiente propício é uma estratégia inteligente para garantir a sua retenção e engajamento a longo prazo”.
Bem-estar influencia decisões relacionadas à carreira
Segundo o estudo “Panorama do bem-estar corporativo 2022”, da Gympass, a perspectiva de bem-estar no trabalho é um fator que influencia nas decisões que os colaboradores tomam em relação à carreira. O estudo revelou que 29% dos colaboradores no Brasil não acreditam que a empresa se importa com o seu bem-estar e constatou que cerca de 73% dos entrevistados em todos os mercados afirmam que, se quisessem mudar de emprego, só considerariam empresas que priorizam o bem-estar dos colaboradores.
Confira dicas de como promover o bem-estar no ambiente corporativo
Ergonomia Adequada: Configure seu ambiente de trabalho para promover posturas confortáveis e naturais, evitando tensões musculares e problemas de coluna.
Comunicação Aberta e Empatia: Manter uma comunicação aberta em um ambiente entre os membros da equipe sintam-se à vontade para trazer ideias e preocupações e incentivando a expressão de sentimentos. A empatia demonstrada cria um clima de compreensão e apoio mútuo na equipe.
Equilíbrio Trabalho-Vida: Definir limites entre o trabalho e o tempo pessoal, permite que você recarregue as energias e mantenha um equilíbrio saudável entre suas responsabilidades profissionais e pessoais com tempo de qualidade para ambos. Isso ajudará a prevenir o esgotamento e a manter a saúde mental.
Reconhecimento: Reconhecer as contribuições individuais e coletivas promove um senso de valor e pertencimento. Isso auxilia no fortalecimento do clima organizacional, criando um ambiente onde as pessoas se sentem motivadas e apreciadas.
Sobre a Employer Recursos Humanos
Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer que oferece serviços e tecnologia para Recursos Humanos, possui mais de 35 filiais posicionadas estrategicamente no Brasil. A empresa atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.