Como otimizar o tempo de admissão dos colaboradores
Para que uma empresa possa crescer e prosperar, ela depende amplamente do seu quadro de colaboradores.
Sendo assim, a admissão destes precisa ser assertiva e otimizada, pois um processo seletivo desorganizado pode resultar em perdas financeiras e afetar os resultados organizacionais.
Isso porque, enquanto a vaga não for preenchida, não há quem produza os resultados esperados para o cargo. E ainda, caso as tarefas não possam esperar, os outros profissionais ficarão sobrecarregados com novas demandas, o que pode vir a desestabilizar a equipe toda.
Assim, é essencial que a sua empresa otimize o tempo de admissão de novos colaboradores!
As etapas de um processo seletivo e como otimizá-las
Quanto maior o conhecimento sobre o perfil buscado e as atividades que serão desempenhadas, mais fácil será a identificação do profissional ideal. Conhecer sobre as técnicas de recrutamento e seleção torna o processo muito mais eficiente, por isso é tão importante contar com profissionais capacitados para esse processo. Para conhecimento, vamos trazer algumas das etapas:
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Definição do perfil
Tudo começa quando a empresa define o perfil de profissional que deseja que integre o quadro de colaboradores.
É por meio deste perfil que os recrutadores analisam as proficiências de cada candidato e alinham estas com o que a corporação precisa.
Fazer um gráfico sobre esse perfil, ao invés de só anotar sobre, pode agilizar o processo dando maior visualização aos envolvidos.
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Desenvolvimento da vaga
Nesta etapa é que a empresa demonstra quais atividades, responsabilidades e experiências serão necessárias para um bom desenvolvimento do cargo.
Ainda neste momento devem ser definidos o pacote de remuneração e benefícios oferecidos.
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Divulgação da vaga
Após definir qual será o perfil para o candidato ideal e delimitar quais serão suas atividades e responsabilidades, bem como sua remuneração, é a hora de divulgar a vaga.
E para isso uma descrição bem objetiva e explicativa é necessária, respondendo todas as dúvidas que o candidato pode ter.
Pense assim, o profissional não precisará gastar tempo ao entrar em contato com a empresa e perguntar sobre tudo que não estava no anúncio, mas que é importante.
E assim, nem a corporação precisará gastar tempo respondendo e-mails ou telefonemas com dúvidas.
Nessa etapa o recrutador pode utilizar diversas ferramentas como:
- O LinkedIn;
- As redes sociais
- Grupos de contatos;
- Sites de emprego como o BNE e o Trabalha Brasil;
- Faculdades e cursos;
- Site da empresa e
- Demais agências de vagas.
De tal maneira, as vagas normalmente são divulgadas onde se compreende que o perfil profissional escolhido será encontrado com mais facilidade.
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Triagem e seleção dos currículos
Após a vaga ser anunciada e os currículos chegarem, a empresa começa a etapa de triagem, onde o especialista avaliará quais currículos poderão seguir adiante na seleção e quais não fazem parte do perfil.
Neste momento também existe o processo de busca ativa, onde o próprio recrutador vai atrás de currículos que possam preencher a vaga.
E, apostando nas palavras chaves, um currículo bom pode ser encontrado com mais rapidez.
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Contato com o candidato
Aqui, normalmente por e-mail ou telefone, é quando o recrutador faz o primeiro contato com os candidatos que tiveram os seus currículos selecionados.
Esse primeiro contato ocorre para que as informações do documento sejam conferidas, para saber se o profissional realmente tem as experiências e skills colocadas.
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Entrevista individual
Durante a entrevista é que o recrutador poderá conhecer melhor o candidato, nesta conversa são apresentadas perguntas assertivas para verificar se o candidato se enquadra no perfil estabelecido pela empresa.
Atualmente, mesmo com as empresas reabrindo conforme a vacinação avança, optar pela entrevista online pode agilizar o momento.
Isso tendo em vista que, conversando com o candidato online, a empresa não precisa disponibilizar uma sala com mesa e cadeiras que deverão ser limpas a cada pessoa apresentada.
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Negociação salarial e contratação
Normalmente o salário é o último ponto a ser discutido em uma seleção, entretanto um bom recrutador já deve ter sondado a pretensão salarial dos trabalhadores selecionados previamente.
Isso porque, se não houver compatibilidade nos valores requeridos e dispostos o processo todo pode acabar tendo que ser refeito. O que só atrasa mais a admissão e causa mais prejuízos a empresa.
Assim, após todos os detalhes estarem certos é a hora do trabalhador enviar os documentos necessários para a empresa.
Atenção aqui, se a empresa não tiver definido previamente os documentos para a contratação, esse processo pode resultar em muita dor de cabeça e demora na admissão. Porque, enquanto a empresa vai pedindo os documentos e o profissional vai atrás destes, ele pode dar de cara com algum imprevisto e fazer todo o processo travar.
E por isso, se você quer ganhar tempo no seu dia a dia para focar em outras áreas, apostar em uma contratação totalmente digital pode te salvar. Com o Lugarh esse processo que demoraria dias pode levar apenas algumas horas!
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Considerações finais
O processo de admissão de um novo colaborador é trabalhoso e deve ser realizado assertivamente para que a empresa não tenha quedas na produção ou maiores gastos enquanto procura pelo profissional ideal.
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