Como é feito o fechamento da folha de pagamento?

Como é feito o fechamento da folha de pagamento?

Índice

Uma das principais funções do setor de RH, o cálculo da folha de pagamento é uma obrigação legal de toda empresa regida pela CLT (Consolidações das Leis Trabalhistas), e também prevista na Lei 225 do Decreto 3048/99. Trata-se de uma relação de informações sobre a remuneração que o funcionário de uma empresa recebe.
A folha de pagamento pode ser elaborada a partir das necessidades de cada corporação, desde que contenha todas as informações legais necessárias para assim cumprir sua função operacional, contábil e fiscal. Com isso, ela é muito vantajosa, tanto para a empresa quanto para o colaborador, pois funciona como um documento de transparência entre as partes do contrato.

Quais são as informações legais necessárias para a folha de pagamento?

A legislação estabelece quais são as informações legais necessárias para a folha de pagamento. São elas:

  • Dados do empregador;
  • Dados do empregado, cargo e função;
  • Descontos realizados pelo INSS, contribuição sindical, FGTS e outros benefícios;
  • Número de dias trabalhados;
  • Valores de horas extras e adiantamentos;
  • Valor bruto e líquido do salário;
  • Especificar o segurado pela categoria, seja trabalhador avulso, empregado segurado ou trabalhador temporário;
  • Destacar nome das seguradas no caso de salário maternidade;
  • Número de quotas de salário família atribuído a cada segurado ou trabalhador avulso.

Garantir todas essas informações envolve muita responsabilidade e conhecimento para a execução do processo, principalmente no que diz respeito ao cálculo da folha de pagamento.

Como funciona o processo de folha de pagamento?

  1. Cálculo das horas trabalhadas – embora seja a parte mais trabalhosa, também é a que requer maior atenção. Um grande aliado nesses momentos, sem dúvida é o aplicativo de ponto eletrônico, capaz de repassar todos os números de maneira digital, e assim facilitar o cálculo e recálculo.
  2. Reúna as informações legais necessárias – aqui é importante estar atento, tendo em vista que dados como faltas, férias e adicionais mudam todo mês, e esses números impactam diretamente no salário do funcionário.
  3. Salário bruto e salário líquido – A separações do salário bruto e o salário líquido é indispensável para que o profissional saiba quais taxas e impostos foram descontadas e quais não, bem como para a empresa calcular esses valores corretamente na folha de pagamento.

As vantagens da gestão online da folha de pagamento

Por causa da sua complexidade, muitas empresas recorrem a Terceirização da folha de pagamento. Essa grande tendência de mercado vem sendo acolhida por causa das suas inúmeras vantagens, tais como precisão de dados e cálculos, agilidade no processo que um software de qualidade garante, relatórios de fácil acesso e cruzamento de informações corretas.
Employer oferece, através do BPO da folha de pagamento, não apenas um sistema de gestão de folha de alta qualidade como também especialistas na área que vão otimizar os processos e facilitar a vida de qualquer gestor de RH. Confira mais aqui.

Posts Relacionados

Posts Recentes