Rotinas de DP

Fure o bloqueio do crescimento profissional

Por Marcelo de Abreu

“Nunca conheci um SÊNIOR que soubesse todas as respostas, e nenhum JÚNIOR que nunca foi capaz de contribuir.” – Kevin Naughton

É com essa frase que gostaria de convidar você a refletir sobre os principais erros que podem travar o seu futuro profissional. Sim… travar!

Ao longo de toda a minha carreira, tive o prazer de conhecer gente muito boa, profissionais incríveis e dos mais variados níveis de conhecimento. E posso assegurar que aprendi um pouco com cada pessoa que cruzou o meu caminho.

Mas, para isso acontecer, é necessário evitar alguns erros comuns que podem prejudicar a sua imagem e o seu desempenho.

Listei aqui os que considero mais perigosos. Confira:

Não dar a devida importância para o networking

Não chegamos a nenhum lugar sozinhos.  Por isso, ter uma rede de contatos sólidas deve ser a prioridade profissional. Tenha ao seu lado gente que te puxa para cima! Passe tempo com elas. Uma boa conversa pode te dar o rumo nos momentos de decisão. E também, nunca se esqueça de contribuir para o crescimento de alguém, com paciência e dedicação.

Cair na armadilha do sucesso

Já se deparou com algum colega de trabalho que acreditava saber tudo? Ou aquele que por ter sucesso se posicionava acima da opinião dos outros? Nesses anos de profissão aprendi muito de muita gente. Vi a necessidade de trabalhar a humildade em qualquer circunstância. Descobri que ouvir atentamente é a porta do coração! Assim, conseguimos compensar nossas falhas com a sabedoria dos outros.

Outro ponto de destaque é saber identificar a falta de competências necessárias para realizar uma tarefa. Não sinta vergonha de pedir ajuda. Não sei fazer, é muito diferente de ‘ainda’ não sei fazer, logo, se quiser crescer, aprenda!

Aceitar qualquer emprego

Eu entendo que para os jovens, ingressar no mercado de trabalho além de mais complicado é empolgante. Porém, é preciso segurar a ansiedade e ter critérios na hora de definir a empresa que se quer trabalhar e a carreira que se quer seguir. O propósito da organização tem que ser compatível com meu propósito de vida, só assim trabalharei num local que me impulsionará todos os dias.

Ignorar a hierarquia

A maior observação que faço sobre esse tópico é: tenha clareza sobre a posição que ocupa. Por mais que o ambiente incentive a descontração é essencial saber respeitar a hierarquia da empresa. Se por acaso você acreditar que passou dos limites, não hesite em assumir o erro e pedir desculpas.

Parar de investir na formação

Esse é o mais importante dos itens que julgo prejudicar o crescimento profissional. Não se deve parar de estudar! O anseio por qualificação é algo que aprimora as suas competências e possibilita adquirir novas habilidades. Ou seja, estude, estude e estude ainda mais. Aprenda. Queira ser melhor que ontem!

Os gestores sempre veem com bons olhos os profissionais que buscam constante aprendizado.

Finalizo minhas considerações ressaltando que essa é a minha visão sobre alguns obstáculos que podem prejudicar a carreira de um profissional. E te provoco a pensar em quais outros você acredita atrapalhar essa jornada. Deixe nos comentários a sua opinião e vamos juntos debater esse tema.

Saber ouvir a si próprio é uma música, saber ouvir os outros é show de rock-and-roll!

Gostou desse conteúdo? Então confira o texto Como ser um bom líder? E outros no blog da Employer.

Por Marcelo de Abreu

Andressa Hirata

Postagens recentes

Cultura organizacional com tendência ruim

Por Marcelo de Abreu Atualmente, tem se falado tanto sobre saúde mental, bem-estar e motivação…

1 dia atrás

A força do trabalho temporário

https://www.youtube.com/watch?v=Zs5drASAoYc   Por Marcelo de Abreu Estar entre amigos é bom demais, não é mesmo? Após…

4 dias atrás

Análise do conceito de cessão e intermediação de mão de obra

Retenção de 11% (onze por cento) sobre o total da Nota Fiscal. A Receita Federal…

3 semanas atrás

Como ser um bom líder?

Por Marcelo de Abreu O bom líder motiva, inspira e influência a sua equipe a…

3 semanas atrás

A Employer garante mais empregos nas safras do Brasil

Em entrevista ao canal Publique, o quadro Fala Carlão visitou a filial da Employer de…

1 mês atrás

Primeiro trimestre de 2022 somou mais de 770 mil contratações temporárias

Índice Somente março registrou mais de 280 mil admissões, conforme pesquisa da Employer RH Em…

2 meses atrás

Este site usa cookies.

Leia Mais