TI e RH: entenda os benefícios dessa união

TI e RH: entenda os benefícios dessa união

Índice

TI e RH: entenda os benefícios dessa união

Uma inovação no contexto corporativo atual é a união de áreas estratégicas da empresa. Setores como TI e RH estão cada vez mais integrados, atuando de forma conjunta nas organizações, a fim de atingir resultados melhores nas relações internas.

Com isso, empresas têm usufruído de benefícios dessa união, com estratégias cada vez mais alinhadas e eficientes. Saiba de que forma isso vem ocorrendo!

O motivo da união entre TI e RH

Há muitas inovações no meio organizacional, avanços representados pela superação de modelos antigos de gestão de negócios. Hoje, os dispositivos tecnológicos estão assumindo um papel de destaque na otimização do tempo e de recursos, garantindo resultados potentes com investimentos mais baixos.

Além disso, a valorização do capital humano tem provado que representa mais do que um dever, mas um investimento poderoso capaz de alavancar o resultado de uma empresa e construir uma relação de trabalho benéfica para todos os envolvidos.

Por meio da melhora da rotina de colaboradores, com processos menos burocráticos e mais simples, as equipes se tornam mais motivadas e engajadas. Isso permite que sobre tempo para o desenvolvimento de seu potencial e o consequente crescimento da empresa. TI e RH: entenda os benefícios dessa união

Alguns exemplos

Software o RH

Funções relacionadas a recrutamento e seleção, comunicação interna e folha de pagamento são alguns dos recursos que um software voltado especificamente para o setor de RH possibilita.

Dentre as vantagens que um programa desse tipo pode oferecer em relação a procedimentos tradicionais, está a estruturação do setor, com base nas múltiplas funções contempladas; a organização dos processos e a padronização de procedimentos. Além, é claro, do retorno sobre o investimento a curto e médio prazo.

Arquivos em nuvem

O armazenamento de arquivos em nuvem é uma solução para equipes de RH que trabalham em conjunto em determinadas tarefas.

Dispositivos como o Google Drive oferecem uma segurança maior, uma vez que, havendo qualquer tipo de problema com as máquinas, dados importantes não são perdidos. O conhecimento e o domínio dessas ferramentas potencializam o trabalho do RH.

Métricas de avaliação de desempenho

Na hora de avaliar o desempenho de colaboradores, a TI pode ser um parceiro do RH, principalmente ao disponibilizar ferramentas capazes de mensurar o desempenho de maneira mais objetiva. As métricas são capazes de transformar dados em números e resultados, o que facilita a sua análise. Empresas como a Google contratam profissionais de computação voltados para o RH, por exemplo. TI e RH: entenda os benefícios dessa união

Atração e retenção de talentos

Existem muitos testes e inventários psicológicos, mas nem todos são adequados para utilizar em um ambiente organizacional. Portanto, a adaptação de testes conceituados para formatos que atendam às demandas de recrutamento e seleção é uma tarefa que vem sendo desempenhada por muitos profissionais e empresas de TI.

Além disso, tais recursos podem alinhar metas alcançadas e planos de carreira, acompanhando toda a trajetória do colaborador e com indicação de possíveis promoções, aptidões e pontos a serem trabalhados.

Os benefícios dessa união

Flexibilização da jornada de trabalho

O home office vem se popularizando graças, principalmente, aos dispositivos móveis e às plataformas online, que permitem que profissionais atuem de onde estiverem. Tal fato é desejado por mais da metade dos trabalhadores, podendo ser uma vantagem competitiva de empresas que façam uso de tal modalidade.

Modernização do setor

O guru da gestão empresarial Ram Charan integra uma corrente que defende o fim do departamento pessoal. Segundo ele, o RH clássico está tão engessado, que precisa ser substituído urgentemente por modelos compatíveis com o mundo pós-moderno.

Uma das consequências dessa mudança seria a gestão de pessoas passar a ser atribuição de cada gestor dos diferentes setores. O RH, segundo essa corrente, deve atuar principalmente com foco no desenvolvimento de habilidades e lideranças. Profissionais de TI se tornam um dos pontos estratégicos dessas mudanças, tornando o setor mais eficiente.

Redução de custos

Além das vantagens em relação ao tempo otimizado e às funções aprimoradas, a automatização de um setor reduz drasticamente gastos, além de gerar valor para a empresa.

O aparato tecnológico traz mais autonomia para a equipe, diminuindo, assim, o número de profissionais envolvidos em uma só tarefa. Não se trata necessariamente de reduzir a equipe, mas de não desperdiçar capital humano em tarefas que não gerem lucro.

TI e comunicação interna

Um setor de RH que não perde tempo com procedimentos burocráticos, pode e deve se envolver em ações de negócios diretas e indiretas. Um exemplo atual da união entre o RH estratégico e a área de TI é o marketing digital, principalmente o endomarketing digital, que integra também, entre algumas ações, a comunicação interna.

Pensar em endomarketing digital é utilizar o olhar do marketing com os clientes para a relação da empresa com os colaboradores, pelos meios digitais, é claro. Trata-se, portanto, de uma estratégia de conquista do colaborador, visando a retenção de talentos, a satisfação do colaborador e uma qualidade maior do seu trabalho.

Vamos a alguns exemplos de estratégias de endomarketing digital:

  • Painéis online que possibilitem acesso a contracheques e outros dados;
  • Justificativas de atrasos e faltas por meio de uma plataforma única e integrada;
  • Solicitação de férias;
  • Consulta de benefícios a qualquer momento, em dispositivos móveis;
  • Alteração de dados cadastrais feita pelo próprio colaborador.

A facilitação que essa integração traz torna a relação entre gestores e equipe mais fluida, evitando ruídos na comunicação, assim como um excesso de centralização. Um dos erros que algumas empresas cometem é deixar de investir na comunicação interna, sobrecarregando líderes e gestores. Porém, esse aspecto é um dos pilares de qualquer tipo de organização.

Muitas das possibilidades que essa interação entre as áreas de TI e RH pode trazer já foram desvendadas. No entanto, todo tipo de conhecimento é um terreno inesgotável de possibilidades e precisa ser explorado para que seu potencial seja extraído plenamente. Cada empresa terá seus próprios resultados dessa interação, cabendo a ela administrar e multiplicar seus benefícios.

Este artigo ajudou você a entender melhor os benefícios dessa união entre TI e RH? Nós queremos saber a sua opinião sobre o assunto! Deixe um comentário e nos conte qual a sua opinião sobre essa tendência!

Veja mais conteúdos relacionados no Blog Employer!

TI e RH: entenda os benefícios dessa união

Posts Relacionados

Posts Recentes