Tecnologia em nuvem para os negócios é foco de evento internacional

Tecnologia em nuvem para os negócios é foco de evento internacional

Índice

Tecnologia em nuvem para os negócios é foco de evento internacional

Evento realizado pela IBM em março mostra que o cloud computing é uma aposta certeira para o desenvolvimento dos negócios. A Employer esteve por lá para apresentar a Webfopag, solução em folha de pagamento online

Se você acompanha nosso blog, já sabe que o uso de novas tecnologias na gestão do RH tem transformado a rotina deste setor. Processos mais ágeis, seguros e eficientes que garantem aos profissionais da área mais tempo para pensar na gestão de pessoas de forma assertiva, com foco em resultados. Entre estas novas tecnologias, o cloud computing é uma solução de destaque no RH e em outros departamentos, como o financeiro e o administrativo. E também foi um dos destaques no IBM InterConnect, realizado entre os dias 19 e 23 de março em Las Vegas. “Tecnologia em nuvem para os negócios é foco de evento internacional“.

A Employer marcou presença no evento, que é considerado um dos mais importantes do mercado mundial de TI. A Webfopag, solução de folha de pagamento online que utiliza a nuvem gerenciada IBM, foi apresentada para empresários, CEO´s e profissionais de tecnologia.

Analista de sistemas sênior da Employer, Francisco Bubniak Ribas foi quem apresentou a Webfopag no IBM InterConnect: “a receptividade com a solução foi muito boa. Há um interesse mundial em cases de sucesso que utilizam este tipo de serviço para aplicações que tratam de dados sensíveis. Este interesse demonstra que estamos em um nível avançando, com a utilização de tecnologia de ponta em nossa infraestrutura”.

Investimentos em cloud computing favorecem os negócios

O cenário do uso de soluções em nuvem é bastante positivo e traduz a importância da adesão a plataformas que combinam tecnologia e expertise em diversas áreas. Segundo estudo realizado pela Internet Data Corporation (IDC), em 2016, os investimentos em cloud computing alcançariam a casa dos US$ 3 bilhões, no ano passado, somente na América Latina. Os investimentos totais em TI foram estimados em US$ 139 bilhões. Deste valor, boa parte vem do mercado brasileiro, que tem cerca de 40% da receita do setor.

Durante o evento da IBM, foi possível perceber que não se trata de uma tendência mundial: a tecnologia a favor dos negócios (incluindo soluções em nuvem) já é uma realidade e começa a se estender para diversos tipos de produtos.

“Observamos duas tecnologias promissoras, que têm despertado muita atenção do setor e atraído grandes investimentos da IBM: computação cognitiva e blockchain. A primeira permite treinar máquinas para desempenhar tarefas diversas, o que promove a automatização e a economia em diversos setores. A segunda é uma tecnologia focada no armazenamento de transações. Já utilizada em soluções relacionadas ao BitCoin, espera-se que, em um futuro próximo, ela seja utilizada em larga escala, principalmente em soluções voltadas ao setor financeiro”, conta Bubniak.

Cloud computing no Brasil

Dentro de um cenário competitivo, a gestão online de dados tem sido cada vez mais utilizada aqui no país. Segundo pesquisa da Dell, 90% das empresas brasileiras de médio porte já contam com alguma solução em nuvem. Em um cenário mais amplo, que contabiliza empresas de todos os portes, o índice de uso de cloud computing é de 41%.

Com números tão representativos, as expectativas de adesão à nuvem no Brasil são otimistas: um mercado onde a concorrência é cada vez mais acirrada pede o uso destas soluções. O retorno é garantido. As empresas ganham tempo, economizam recursos e melhoram sua competitividade nos segmentos em que atuam.

Pensar em recursos, no entanto, vai muito além dos minutos de um empregado ou da papelada impressa sobre a mesa. Hoje há um item muito mais valioso para os negócios, que precisa ser administrado com extremo cuidado e segurança. CEO da IBM, Virgina Marie Rometty participou do evento e contou que item é este: “Já falo há algum tempo que os dados são o novo recurso mais importante do mundo, assim como a habilidade de coletá-los e saber analisar tudo que está contido neles”.

Desafios e perspectivas da tecnologia em nuvem no RH

Vamos pensar nas soluções em nuvem aplicadas ao RH? Para os gestores desta área, a segurança dos dados armazenados em nuvem é tão prioritária quanto a economia de recursos. Afinal, a folha de pagamento contém dados sensíveis do negócio, como informações de remuneração e benefícios de todos os empregados. O maior desafio é compreender que a nuvem é segura e permite o armazenamento e controle total dos dados, sem risco aos negócios. E é exatamente isto que a Webfopag oferece: a expertise da IBM em segurança digital aliada aos mais de 30 anos de experiência da Employer em gestão de processos de Recursos Humanos. Francisco Bubniak acredita que a demonstração da Webfopag no evento da IBM reforça a segurança da solução: “Além dos produtos e serviços, houve grande interesse na nossa jornada de migração e utilização da IBM Cloud Managed Services”.

Aos gestores de RH, vale lembrar que a migração dos sistemas de gestão de pessoas e folha de pagamento para a solução em nuvem é um processo acompanhado de perto, passo a passo, pela Employer. Em poucos meses, incluindo o tempo de personalização do sistema para atender às necessidades da sua empresa, é possível criar uma nova rotina para o seu RH e estar preparado para as mudanças que a era digital tem trazido ao mundo corporativo.

Como a sua empresa faz a gestão da folha de pagamento? Quais são as suas expectativas para melhorar esta gestão? Comente!

Para mais notícias sobre Trabalho temporário e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Posts Relacionados

Posts Recentes