Tecnologia em nuvem no RH: hora de perder o medo

Tecnologia em nuvem no RH: hora de perder o medo

Índice

Tecnologia em nuvem no RH: hora de perder o medo

Assim como muitas ferramentas online usadas no dia a dia pessoal, soluções em nuvem para as empresas também facilitam e otimizam a rotina. Gestores de RH podem gerir todos os dados em um ambiente 100% online e seguro.

Você já reparou como o dinheiro em papel tem sido cada vez mais substituído pelos cartões? O “dinheiro de plástico” facilitou a vida de todo mundo: não é mais necessário ter notas na carteira para fazer uma compra no supermercado, pagar uma corrida de táxi ou a conta do restaurante.
Os serviços bancários migraram para ambientes online ao longo dos últimos anos e hoje é muito mais fácil acessar sua conta, acompanhar extratos e fazer transferências usando apenas o computador ou celular. As instituições financeiras figuram entre as líderes no uso da tecnologia em nuvem. Isso porque o acesso também cresceu: 138% de aumento de uso do internet banking. A tecnologia em nuvem revolucionou as transações financeiras e facilitou o dia a dia da população. Agora imagine todos aqueles papéis arquivados na sua sala: eles também podem transformar-se em “papel virtual” por meio da tecnologia em nuvem.

Será que serve para mim?

A resposta é sim. Serve para todos os tipos de negócios e setores de empresas. No entanto, para muitos gestores, a tecnologia em nuvem ainda vem acompanhada de diversas perguntas. É eficiente? É segura? Vou saber usar? E se eu perder todos os meus dados? Os processos antigos parecem mesmo mais seguros – como aquele documento guardado em uma gaveta, que estará lá por anos até que você precise buscá-lo.
Mas não há com o que se preocupar. Vivemos uma era altamente tecnológica, com plataformas e códigos cada vez mais seguros. Basta olhar ao seu redor: quantas informações e processos importantes estão na palma da mão, dentro do seu smartphone?
Por isso vamos entender um pouco mais sobre tecnologia em nuvem e também explicar por que ela pode otimizar a sua rotina dentro do RH.

O que é tecnologia em nuvem, afinal?

O nome “tecnologia em nuvem” tem origem no termo “cloud computing”, do inglês. E também é de empresas de fora que partiram as primeiras iniciativas na área. Gigantes da computação como Oracle, Google, IBM e Microsoft foram as primeiras a testar, utilizar e oferecer serviços em nuvem.
Estes serviços também são fornecidos por computadores e servidores, exatamente como acontece dentro da sua empresa. A diferença é que são disponibilizados por meio da internet, e estas máquinas estão hospedadas em empresas especializadas, que seguem regras rígidas de segurança da informação. Ao contratar um serviço em nuvem, você contrata também a expertise e a solidez de empresas que trabalham com isso há muito tempo.

Por que temos medo dela?

Vamos voltar ao início do texto, quando falávamos de internet banking. Já parou para pensar por que as filas do banco são sempre tão grandes e demoradas? Claro, há muitos serviços bancários que precisam ser resolvidos pessoalmente. Mas também há uma boa parcela da população que ainda prefere ir ao banco pagar um simples boleto. É um receio similar ao do uso da tecnologia em nuvem. E se a conta que eu pagar pelo aplicativo não for compensada? E se alguém estiver registrando todos os meus dados bancários digitados no celular?
Estes receios são similares às preocupações dos gestores quando pensam em implantar a tecnologia em nuvem dentro da empresa. Mas não há com o que se preocupar. Por trás dos servidores e do software usados para armazenamento de dados, há empresas com anos de know how neste tipo de negócio. A principal tarefa delas está em melhorar cada vez mais a segurança e ampliar as possibilidades para clientes – especialmente os empresariais, quando em alguns pontos a rentabilidade do negócio está diretamente atrelada a serviços em nuvem.

Desafie sua experiência diária

É hora de vencer os receios e pensar em quantas vantagens a tecnologia em nuvem pode trazer para o setor de Recursos Humanos. A Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) divulgou em 2016 o resultado de uma pesquisa sobre o uso do “cloud computing” no Brasil. Em 2015, o crescimento foi de 10% em relação ao ano anterior. O índice parece pequeno, mas a média geral é de que 41% das empresas brasileiras já utilizam este tipo de tecnologia no seu dia a dia.
No setor de Recursos Humanos, a tecnologia em nuvem tem se destacado como uma grande aliada para agilizar processos, agregar e distribuir informações, economizar tempo e reduzir custas básicos com papel, pessoal e despesas gerais. Um bom exemplo de como ela pode facilitar as atividades do departamento é o Painel do RH, solução em TI da Employer.
Em uma única plataforma, que opera 100% na nuvem, é possível adicionar, controlar e gerir informações dos funcionários da empresa. O Painel do RH é usado tanto por gestores quanto por empregados. Para o gestor, a ferramenta permite emitir comunicados, atualizar cadastros de funcionários, publicar políticas de RH, acompanhar a frequência de ponto e acessar as informações referentes a remuneração e benefícios. O empregado, por sua vez, pode atualizar seus dados, consultar seus holerites, com os valores de salário, benefícios, descontos e controle de ponto, além de fazer solicitações ao RH.
Outra solução desenvolvida pela Employer, é a Folha de Pagamento Online, a Webfopag, que utiliza a nuvem gerenciada da IBM, uma das líderes mundiais em soluções de TI para negócios. O sistema pode ser acessado e atualizado a qualquer hora, dispensando o uso de máquinas fixas e servidores. A Webfopag faz os cálculos automaticamente, a cada lançamento, e, para fechar a folha, basta apenas fazer a conferência e o fechamento.
O RH da sua empresa já utiliza a tecnologia em nuvem? Conte-nos a sua experiência nos comentários.

Veja mais conteúdos relacionados no Blog Employer!

Posts Relacionados

Posts Recentes