Saiba quais são os principais desafios da gestão de serviços de TI

Saiba quais são os principais desafios da gestão de serviços de TI

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Saiba quais são os principais desafios da gestão de serviços de TI

A gestão de serviços de TI busca garantir que a empresa tenha, à sua disposição, uma infraestrutura de alta performance e com excelente nível de segurança. Esse processo amplo traz vários desafios diariamente para gestores desta área, que se tornam indiretamente responsáveis por grande parte do sucesso da empresa.

Conforme a tecnologia e seu dinamismo trazem novas tendências, processos e recursos mais elaborados, cresce a responsabilidade da gestão de TI, que precisa garantir a funcionalidade, a estabilidade, a segurança e a atualização constante do parque tecnológico das empresas.

Gestores de TI conhecem bem de perto os desafios que encontram diariamente no exercício de suas atividades. Saiba quais são e como lidar com eles em nosso artigo de hoje:

1. Garantir a segurança da infraestrutura de TI

Conforme o número de ameaças cresce, aumenta a preocupação com a segurança digital das corporações. Hoje, empresas precisam lidar com ambientes dinâmicos, onde necessidades mudam a todo momento e as ameaças se tornam cada vez mais complexas.

Problemas causados por invasões virtuais

Nesse contexto, a questão da segurança digital ganha prioridade, visto que possíveis ataques podem causar prejuízos gigantescos aos negócios, como:

  • Perda da integridade dos dados;
  • Prejuízos financeiros em movimentações bancárias irregulares;
  • Roubo de dados e bases de clientes;
  • Perda de continuidade e produtividade do trabalho, devido à indisponibilidade provocada pelos ataques;
  • Prejuízo na execução das atividades dos profissionais, que gastam tempo para solucionar o problema.

Estratégias para garantir a segurança do ambiente de TI

Para manter usuários e ambientes livres de ameaças digitais, a empresa pode implementar várias estratégias. As políticas de controle de acesso impedem que falta de cuidado ou maus hábitos no uso da internet e recursos da empresa abram janelas para spywares, malwares e outros invasores.

Criando processos preventivos, os gestores podem manter o ambiente de TI mais seguro e preparado, por meio de uma rotina de trabalho baseada na integração de sistemas robustos e confiáveis.

Outro ponto a se destacar é a necessidade de utilizar ferramentas de monitoramento, que permitam:

  • manter um controle em tempo real de toda a infraestrutura;
  • avaliar a performance dos dispositivos;
  • rastrear falhas de segurança e contas comprometidas.

A política de segurança digital, além de ser abrangente, deve combinar um conjunto de práticas:

  • Corretivas, com um grupo voltado à eliminação rápida de falhas;
  • Preventivas, com ações que visem evitar novas ocorrências de problemas.

Com isso, os sistemas corporativos ganham um elevado nível de confiabilidade.

2. Criar uma rotina de backup abrangente

As rotinas de backup são as principais responsáveis pela capacidade da empresa recuperar dados e diminuir o impacto causado por qualquer tipo de falha. Entretanto, a grande dificuldade dos gestores de TI é definir uma rotina que seja abrangente, alcançando todos os setores e dados importantes e, ao mesmo tempo, não seja demasiadamente demorada e não ocupe demais o desempenho dos servidores.

Estabelecimento de ordem das prioridades

Para isso, é preciso estabelecer prioridades, criar processos e padrões diferentes, conforme o tipo de dado e seu valor. Recebem mais atenção:

  • dados de maior importância estratégica para a empresa;
  • informações alteradas com maior frequência;
  • sistemas fundamentais para o funcionamento da companhia e que, caso parem ou percam dados, comprometem de forma absoluta as atividades e resultados.

Por outro lado, registros que sejam pouco modificados podem contar com intervalos maiores para a criação de snapshots.

Criação de processos seguros

De toda forma, as regras e políticas de segurança para os backups têm que ser eficientes, independente da prioridade da informação. Portanto, é preciso tomar providências como:

  • estabelecer rígidos controles de segurança;
  • utilizar, pelo menos, duas mídias diferentes para armazenar cada informação.

Escolha da melhor mídia para cada backup

Na escolha da melhor mídia para realizar os backups, é preciso levar em conta as vantagens e problemas de cada opção, buscando escolher aquela que mais se adapta às necessidades e características da empresa.

Por exemplo, as plataformas de Cloud Backup dão, ao gestor de TI, mais mobilidade, segurança e capacidade de integrar rotinas de backup. Por outro lado, mídias sociais blindam as atividades, em caso de problemas na infraestrutura de TI e conexões de rede.

3. Definir indicadores de desempenho

Indicadores de desempenho já fazem parte de praticamente todo ramo corporativo, pois são uma das melhores ferramentas para garantir a conformidade e os resultados projetados. Entretanto, é importante defini-los a partir da realidade do negócio, para que os gestores usem suas métricas como ferramentas de melhoria contínua.

Por exemplo, um KPI (Key Performance Indicator) que está muito abaixo da capacidade de profissionais e dispositivos pode subutilizar o investimento em TI e, ainda, reduzir a capacidade de identificação de problemas.

Por outro lado, indicadores muito elevados reduzem o comprometimento da equipe e sua busca por alcance de resultados, visto que as equipes os consideram inalcançáveis.

4. Acompanhar tendências de mercado

O dinamismo do setor tecnológico relega, aos últimos lugares na corrida por reconhecimento profissional e resultados, aqueles que não investem em melhoria constante e não acompanham as tendências de mercado. E isso ainda compromete a competitividade da empresa onde estão inseridos.

Analisar lançamentos e inovações e investir em melhoramento tecnológico e capacitação são chaves para manter a TI sempre um passo à frente das necessidades da empresa.

Isso pode ser feito por meio de:

  • Feeds RSS de blogs sobre o tema;
  • Cadastro em newsletters de blogs de TI;
  • Realização de cursos e treinamentos.

5. Integrar times que atuam na gestão de serviços de TI

Na integração entre equipes está o segredo do sucesso da TI, especialmente no que tange à realização de projetos. Esse é um fator estratégico que garante a técnicos, developers e analistas alta performance e baixo índice de erros, desde que atuem lado a lado na busca por melhoria constante.

Metodologias como a DevOps são eficazes para a criação de um ambiente de trabalho com alto nível de colaboração mútua. Essa política de trabalho busca, nas metodologias ágeis, formas de tornar times mais unidos e, ao mesmo tempo, garantir que os fluxos de trabalho tenham um nível de fluidez elevado. Isso é feito por meio de:

Essa integração amplia a capacidade da empresa responder a mudanças em projetos e para atender a novas demandas de mercado. Assim, seu portfólio ganha em competitividade.

Sendo adotada em conjunto com outros processos, essa prática melhora a qualidade do trabalho do gestor de TI e permite o seu reconhecimento empresarial. Se você quer ver mais informações a respeito, veja a nossa lista de itens que fazem um gestor de TI ter sucesso na sua carreira!

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