Otimização de processos de RH: saiba como fazer

Otimização de processos de RH: saiba como fazer

Índice

Otimização de processos de RH: saiba como fazer

A área de RH mudou bastante nas últimas décadas e deixou de ser apenas um departamento burocrático que representa gastos com pessoal. Tornou-se uma área estratégica de Desenvolvimento Humano e Organizacional — DHO, que contribui para o alcance de resultados financeiros positivos para a empresa.

Essa evolução não ocorreu de um dia para o outro. A necessidade de otimização de processos de RH evoluiu de acordo com a demanda do mercado, sempre mais e mais competitivo. Para se adaptar à nova realidade, a gestão de pessoas teve que adotar novos processos para acompanhar as mudanças externas.

E então, quer saber como otimizar os processos do seu departamento de RH e, com isso, garantir o sucesso da sua empresa? Continue lendo nosso post e fique por dentro do assunto!

Uma visão mais moderna de RH

Já parou para imaginar a dezena de estratégias e ferramentas que, hoje, se aplicam a esse departamento e que envolvem desde o cálculo online da folha de pagamento até o uso de plataformas digitais para o treinamento de equipes?

Muitas organizações já desenvolvem suas culturas com foco na Employee Experience — que prima pela valorização da experiência do funcionário na empresa -, e na aplicação de técnicas de endomarketing, endobranding e comunicação interna.

Tudo isso faz parte de um novo RH, muito mais importante e estratégico. Os maiores CEO’s do planeta já sabem disso e, por isso, estão sempre atentos a todas as novidades que contribuem para a otimização de processos internos.

Aliás, quantos processos, não é mesmo? Atração e retenção de talentos; integração de novos funcionários; desenvolvimento de equipes de alta performance; implementação de indicadores de desempenho (KPI); incorporação de programas de benefícios e incentivos e, além de tudo, o cumprimento das obrigações trabalhistas, contábeis e fiscais.

Se considerarmos tudo isso, é realmente indispensável conhecer as ferramentas ideais para melhoria na gestão de pessoas. Essa otimização fará com que, apesar de todas essas tarefas, a área de RH consiga a excelência no que faz.

Dicas para otimizar os processos de RH

A primeira coisa que precisamos entender é o conceito da palavra “otimização”, que significa tornar algo ótimo. Ou seja, com a melhoria dos processos existentes, por meio de técnicas para alcançar resultados ainda mais significativos, fica mais fácil atingir os objetivos desejados.

Desse modo, para garantir o alcance desses objetivos por meio da gestão de pessoas, é importante incorporar novas técnicas ao dia a dia do negócio, com potencialidade para extrair resultados ainda melhores do time de trabalho.

Atualmente, há uma infinidade de ferramentas que podem fazer uma grande diferença para o departamento de RH da sua empresa. Veja as que separamos para você!

1. Banco de horas para mitigar despesas

Atualmente, o ponto eletrônico é obrigatório para qualquer empresa com mais de dez funcionários e, com essa tecnologia, é possível controlar de forma mais prática e segura os horários de entrada e saída de cada empregado.

Além disso, se você possui essa tecnologia, é muito mais fácil implementar o banco de horas na rotina do RH. Por esse sistema, as horas extras trabalhadas não serão mais pagas, como era feito tradicionalmente, mas serão registradas e, em um momento mais oportuno para a empresa e para o colaborador, serão compensadas no formato de folgas ou afastamento.

Dessa forma é possível diminuir os gastos com horas extras e ainda deixar seus funcionários mais satisfeitos, pois poderão solicitar essas horas para viajar, participar de eventos importantes ou mesmo ficar com suas famílias.

2. Banco de currículos para o Recrutamento e Seleção

O processo de recrutamento e seleção é, sem dúvidas, uma das atividades mais importantes para o setor de RH, pois viabiliza a identificação e contratação dos melhores talentos do mercado de trabalho para a sua empresa, o que fortalece ainda mais a equipe.

Porém é impossível continuar com aqueles métodos obsoletos que tornam essa tarefa mais cara e demorada, como o uso de jornais ou revistas especializadas. Atualmente, o uso de um bom banco de currículos é quase uma obrigação, já que diminui o tempo de espera por perfis profissionais com as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias para uma vaga aberta.

Além disso, para agilizar o processo de recrutamento, é possível implementar o botão “trabalhe conosco” no site da sua empresa, o que permitirá que milhares de candidatos enviem currículos atualizados diretamente para você.

3. Gestão da folha de pagamento pela internet

Nossa legislação é uma das mais exigentes de todo o mundo, de forma que qualquer atividade burocrática deve ser minunciosamente observada para que não haja nenhuma deficiência que acabe resultando em necessidade de retrabalho.

Nesse caso, optar por uma folha de pagamento online é uma forma de agilizar e dar mais segurança a este processo. Além disso, um sistema online traz mais economia e dispensa o investimento em servidores e banco de dados e sua consequente manutenção.

Também é possível terceirizar essa atividade, desde a contratação até a rescisão contratual. Assim, você elimina as dores de cabeça trazidas pelo formato tradicional e deixa a sua equipe interna de RH concentrada apenas nas atividades estratégicas.

4. Painel de RH para melhorar a comunicação

Investir na comunicação interna é um importante passo, pois mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa acontecem por falta de comunicação, segundo Peter Drucker. Para a área de gestão de pessoas, elo entre empresa e seus funcionários, essa necessidade é ainda maior.

Nesse caso, o Painel de RH se destaca por ser um canal que facilita a comunicação entre o departamento de RH, os gestores e os trabalhadores da empresa. Com ele é possível consultar contracheques em qualquer momento, seja para conferência ou para impressão como comprovante de renda. Além disso, permite justificar faltas e atrasos, consultar banco de horas, solicitar férias, dentre outras coisas.

Estas possibilidades proporcionadas pelo Painel conferem mais tempo para o RH que evita interromper constantemente suas atividades para esclarecer dúvidas básicas.

Com essas dicas fica muito mais fácil a otimização de processos de RH e, dessa forma, o alcance dos objetivos organizacionais, não é? Hoje não é mais possível deixar de lado a importância da tecnologia na gestão de pessoas. Então, não deixe de aproveitar ao máximo o que essas ferramentas têm a oferecer.

Agora que você já sabe omo extrair ótimos resultados do RH da sua empresa, continue aprendendo. Conheça 7 dicas para otimizar a folha de pagamento da sua empresa. Boa leitura!

Para mais conteúdo sobre Rotinas de DP e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer Trabalhista também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Posts Relacionados

Posts Recentes