Dicas para fazer um bom processo de seleção em massa

Dicas para fazer um bom processo de seleção em massa

Índice

Dicas para fazer um bom processo de seleção em massa

Precisa contratar 20, 50 ou 100 novos empregados? Um bom processo de Recrutamento & Seleção é fundamental para conseguir preencher todas as vagas de forma ágil e assertiva. Descubra agora alguns passos importantes

A fila enorme na porta da empresa começa a se formar cedo, antes do amanhecer. Vira assunto para os noticiários: em tempos de instabilidade econômica, a busca por emprego leva centenas de candidatos atrás da vaga divulgada no dia anterior. Setores como indústrias e varejo, no entanto, seguem firmes, com contratações em massa para atender uma nova linha produtiva ou trabalhar na mais nova loja.

A equipe de RH está do outro lado, nos bastidores. Preparada para atender uma boa quantidade de pessoas num único dia, triar currículos, selecionar candidatos e iniciar uma intensa agenda de entrevistas.

Se você se identificou com o primeiro trecho deste artigo, continue por aqui! A Employer traz várias dicas para ajudar a facilitar seu processo de recrutamento em massa. Três elementos são fundamentais: planejamento, organização e tecnologia!

Preciso contratar uma grande quantidade de pessoas. Por onde começo?

Pela descrição da vaga. Quanto mais detalhes você tiver neste momento, mais dinâmico será o processo lá na frente. Sente-se com o gestor da área que tem a demanda e faça um levantamento de todos os requisitos necessários para preencher as vagas em aberto.

Você pode se orientar por três pilares principais:

  1. Capacitação técnica necessária. Isso inclui formação, cursos técnicos, softwares e/ou equipamentos que o candidato precisa saber operar e tempo de experiência. Neste último item, estabeleça um período mínimo com base na experiência dos empregados que você já tem nesta função.
  1. Perfil profissional. É uma atividade que exige mais foco ou mais interação com clientes, por exemplo? O trabalho é feito sob pressão ou os prazos de entrega são mais longos? Estas perguntas ajudam a definir um perfil mais próximo do que a empresa busca, o que contribui para que você identifique tais perfis de forma mais rápida durante a seleção.
  1. Descritivo de atividades. É importante elencar todas as funções que os empregados precisarão executar. É para um call center? Não esqueça de listar treinamento de software específico. É para uma linha produtiva? O empregado precisará operar quantas máquinas diferentes? Pensar nos detalhes ajuda a fazer uma contratação mais assertiva.

Qual é o melhor método de Recrutamento & Seleção para mim?

Depende da sua urgência e da quantidade de vagas que você tem disponíveis. Na hora de definir como será o processo, busque soluções que otimizem o seu trabalho. Canais online (como o Banco Nacional de Empregos – BNE) disponibilizam as vagas para os candidatos e também facilitam a busca do RH por currículos.

Considere também terceirizar o processo, em especial se sua equipe de RH é pequena. Afinal, todas as pessoas que estão à sua porta precisam ser atendidas, faz parte da boa política de contratação. Quando você terceiriza o processo, delega toda a parte burocrática de análise e triagem de currículos e fica com tempo para analisar pontos estratégicos, como remuneração, treinamentos e imersão na cultura da empresa.

Como eu posso organizar melhor o processo?

Depois de definir o descritivo do cargo e definir sua metodologia é fundamental planejar os próximos passos. Você já sabe que a contratação vai demandar bastante tempo, certo? Ainda que você terceirize o Recrutamento & Seleção, será necessário providenciar toda a parte burocrática junto ao DP: coleta de documentos, exames admissionais, cartões de benefícios, contratos de trabalho.

Organize o processo como faria com qualquer outro projeto. Para isso, alguns itens são essenciais:

  1. Calendário. Estipule a data de início (abertura da vaga) e a data de encerramento do processo (um prazo máximo para fechar todas as contratações). Estabeleça também os horários para entrega de currículos. Neste momento é importante definir um período máximo, como o recebimento destes currículos até as 18h do dia seguinte à abertura. Assim você evita o prolongamento desta fase inicial e mantém o foco somente nos candidatos que se apresentaram dentro do prazo estipulado.
  2. Formato do processo seletivo. Quantas fases serão? Os candidatos farão dinâmica de grupo? Precisam ser entrevistados pelo gestor da área? Coloque datas e horários para concluir todas as fases da sua seleção. Não esqueça de eleger os membros da equipe que precisam participar de cada fase, para que também possam organizar suas agendas e evitar contratempos.
  1. Comunicação com os candidatos. Defina como serão comunicadas todas as fases do processo. Será por e-mail? Ou por telefone? Lembre-se que é fundamental dar retorno a todos eles. Isso demonstra que a empresa possui uma cultura de relacionamento ética e amigável.

Em quais momentos a tecnologia pode otimizar meu processo de seleção em massa?

Praticamente todos. Como você viu acima, é possível terceirizar todo o processo de recrutamento e se manter focado na parte estratégica, ou ainda fazer o recrutamento por meio de banco de currículos.

Além disso, todo profissional de RH sabe que um processo seletivo não acaba quando as vagas são preenchidas! Depois disso é preciso fazer a qualificação cadastral de todos os novos contratados, providenciar sua inclusão na folha de pagamento, emitir o cartão-ponto, registrar todos os benefícios relacionados à vaga. E ainda tem os respectivos registros do contrato de trabalho junto aos órgãos reguladores, como o sindicato da categoria, o Ministério do Trabalho e a Previdência Social.

Todos estes processos podem ser feitos com o uso de soluções como a Webfopag, software de gestão de folha de pagamento da Employer. A solução faz a inclusão e o gerenciamento de todos os dados em um ambiente online, com total segurança e agilidade. E já está totalmente preparada para atender às exigências do eSocial, que começa a ser testado no mês de julho/2017. O eSocial vai aumentar a fiscalização sobre os contratos de trabalho, o que deve impactar também os processos de seleção em massa.

Quer saber mais? Acesse www.employer.com.br/folha-de-pagamento

Tem alguma dica para ajudar os colegas de RH em processos de seleção em massa? Você pode compartilhar no espaço de comentários.

Para mais conteúdo sobre Rotinas de DP e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer Trabalhista também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Posts Relacionados

Posts Recentes