Check list: como ter uma boa infraestrutura de trabalho

Check list: como ter uma boa infraestrutura de trabalho

Índice

Check list: como ter uma boa infraestrutura de trabalho

Sua empresa tem uma boa política para oferecer boas condições de trabalho? Confira pontos importantes neste check list preparado pela Employer

Oferecer boas condições de trabalho, condizentes com a função de cada empregado, é uma das tarefas que passam pelo RH. Como o setor é responsável pelo contato direto com os colaboradores, é bastante comum que eles procurem os profissionais da área quando precisam resolver assuntos relacionados ao posto de trabalho.

A seguir, a Employer traz um check list com os principais pontos relacionados à infraestrutura de trabalho essencial para uma rotina produtiva, que atenda também às disposições das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho.

1 – Organize a infraestrutura de TI

Para organizar e disponibilizar computadores, celulares, telefones fixos e outros itens de comunicação é fundamental ter o suporte de uma equipe de TI. Estes profissionais têm o conhecimento técnico para adequar todos os equipamentos às necessidades de cada função.

Para empregados da área administrativa, jurídico, financeiro, RH, DP, TI, comunicação, vendas, comercial, atendimento ao cliente, entre outros, é importante disponibilizar computadores e demais acessórios, ramal dentro da central telefônica da empresa, acesso a impressoras e servidores. Para alguns membros também é importante considerar o uso de um aparelho celular, especialmente para aqueles que trabalham fora do escritório, em vendas e atendimento ao cliente.

2 – Crie regras para acesso à internet

O assunto não é novidade: algumas empresas consideram que o acesso irrestrito à internet afeta a produtividade de alguns colaboradores. Porém, bloquear completamente este acesso também pode interferir em algumas tarefas que podem precisar de pesquisas online.

O ideal é criar regras para o uso da internet e incluí-las na política da empresa. Para cada nível hierárquico ou área, estabeleça uma lista de sites restritos – algumas empresas optam por bloquear o uso de redes sociais, por exemplo.

No entanto, o que conta nesta hora é o bom senso. Instruir os empregados ao uso produtivo destas ferramentas pode agregar informação e facilitar processos. Converse com os gestores das áreas para estabelecer uma política justa e útil para todos os trabalhadores.

3 – Disponibilize mobiliário adequado

É fundamental disponibilizar mobiliário adequado para cada função, como por exemplo, mesas e cadeiras. Isto parece ser simples de ser escolhido, mas existem regras nas medidas e estas devem estar de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Além do mobiliário há também os equipamentos ergonômicos, os quais ajudam a deixar os postos de trabalho mais confortáveis, como: suporte para monitor, notebooks, suportes para os pés e mouse pad.

Para garantir a empresa esteja nas conformidades e que todos os empregados estejam confortáveis e seguros, uma boa dica é criar um calendário de visitas periódicas, que podem ser feitas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

4 – Garanta um ambiente de trabalho salubre

É importante que o ambiente de trabalho esteja sempre em boas condições de higiene. Por isso, é necessário verificar periodicamente a limpeza e organização das cozinhas, refeitórios, sanitários, entre outros ambientes da empresa.

Outro cuidado importante com a salubridade do ambiente é a dedetização que deve ser regular em todas as áreas. Neste caso, o recomendado é que este processo seja executado em horários em que não há expediente.

Além da infraestrutura de trabalho para os empregados, a Employer também tem um check list para ajudar a organizar seus processos, da contratação à demissão de empregados. Clique aqui para baixar.

Para mais conteúdo sobre Rotinas de DP e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer Trabalhista também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Posts Relacionados

Posts Recentes