Rotinas de DP

Que tipo de profissional você precisará contratar?

contratar
Employer RH
Escrito por Employer RH

Você sabe quais são as profissões mais estratégicas no universo dos negócios? Ou como a retomada da economia vai movimentar sua rotina de contratações? Neste artigo a Employer aborda alguns pontos do cenário macro do país que impactam a rotina de gestão de pessoas.

Depois de alguns anos com a palavra “crise” no foco dos negócios, o primeiro trimestre de 2018 trouxe notícias de melhora na economia. Sabe como isso afeta diretamente a sua rotina? Com novas necessidades de contratação. Ao longo dos últimos quatro anos, as empresas precisaram rever o quadro de pessoal e reduzir o número de vagas para manter a lucratividade diante do mercado. Em outubro do ano passado, o cenário já demonstrava mudança. Somente naquele mês, foram criadas 76 mil novas vagas no país.

Por que isso aconteceu?

Por diversos fatores. Além da retomada na economia, as mudanças trazidas pela reforma trabalhista flexibilizaram os contratos de trabalho. Some a isso a demanda natural do fim de ano, quando muitas empresas aumentam a produção para dar conta das vendas no período de Natal.

Com a entrada oficial da Lei 13.467/2017 em vigor, no dia 11 de novembro, aumentou a multa para empregadores que não registram trabalhadores em carteira. Por isso muitos contratos que eram informais foram legalizados e as novas contratações acompanharam este movimento.

Aumento das contratações

O governo está focado em crescimento e isso deve refletir nos mais diversos setores da economia brasileira. Maior demanda, maior lucratividade e maior necessidade de contratação de mão de obra para atender a um momento mais positivo nos negócios.

Alguns movimentos mais amplos também impactam a economia. Neste ano, o Carnaval aconteceu mais cedo e com isso o mercado começou a se movimentar com mais intensidade já na segunda quinzena de fevereiro.

Outro ponto que impacta a rotina dos gestores de RH está na reforma trabalhista. Com todas as novas possibilidades de contratação de empregados, é possível contratar pessoal para jornadas diferentes, demandas sazonais, trabalho à distância, regime parcial.

Perspectivas do setor agro também favorecem contratação

O principal pilar da economia brasileira. Assim é o setor agro, que somente em 2017 produziu mais de R$ 555 bilhões, segundo o Ministério da Agricultura. Para este ano a expectativa é de uma safra estável. Sabe o que isso significa? Mão de obra para o campo!

Além da alta produtividade, o setor agropecuário é um grande gerador de empregos no Brasil. Os números comprovam um crescimento do trabalho formal na área em 2017. Somente em julho do ano passado, por exemplo, mais de sete mil novas vagas foram criadas nas agropecuárias.

Outras áreas que demandam novas contratações

Depois da mão de obra produtiva vinda do campo, há áreas administrativas dos negócios que devem movimentar bastante as contratações do RH. Entre elas estão as áreas de compras, jurídico, TI e serviços terceirizados. É porque agora funções tradicionais ocupam posição cada vez mais estratégica nas empresas, com foco em rentabilidade, melhor uso de recursos, especialização e atualização constantes.

Veja o que cada área pode precisar do RH neste ano.

  1. Compras

Gestão estratégica e muito planejamento. Este é o perfil do profissional de compras de 2018. Se antes o foco da área era fazer cotações e aquisição de insumos para as empresas, agora o gestor desta área caminha lado a lado com as demais lideranças dos negócios. É o responsável por encontrar as soluções mais inteligentes para o uso dos recursos financeiros da empresa e também tem um papel essencial na indústria: já pensou como a falta de um insumo pode prejudicar toda a linha de produção, atrasar entregas e afetar negativamente as vendas?

  1. Jurídico

Depois de um ano em que a legislação trabalhista passou por uma grande atualização, é hora dos profissionais da área também entrarem no foco do RH.  As demandas podem tanto por ampliação da equipe quanto pela contratação de profissionais de gestão.

Se por um lado o objetivo da reforma trabalhista é reduzir o número de ações, por outro, é necessário um conhecimento cada vez mais aprofundado a respeito de todos os impactos da legislação nos negócios. Isto não está relacionado somente com a parte trabalhista, aliás. Há uma demanda por profissionais da área especializados em logística, comércio exterior e também no próprio setor industrial. Afinal, há regras, leis e tributações específicas para cada área de atuação.

  1. Tecnologia da informação

A digitalização de muitos processos dos negócios não é uma tendência. É uma realidade no mercado cada vez mais globalizado. Por isso o investimento em tecnologia da informação segue como uma constante dentro das empresas. Para o RH, a demanda é por profissionais especializados e deve ser fortalecida com o formato de teletrabalho, que permite a contratação de empregados para qualquer função que possa ser executada à distância.

  1. Serviços terceirizados

Mais competitividade. Esta é a principal vantagem da Lei da Terceirização sancionada em março do ano passado. Há um ano é possível contratar serviços para atividades-fim dos negócios, o que mudou bastante a rotina do RH. O formato deve continuar em alta em 2018, passado o período de adaptação às novas disposições jurídicas sobre o tema.

Vale lembrar que estas são apenas algumas áreas que devem ter maior atenção por parte dos gestores de pessoas nos próximos meses. Afinal o cenário dos negócios muda a todo momento. Pode ser que você tenha novas demandas no decorrer de 2018, afinal é o ano do eSocial – que vai exigir capacitação e treinamento de profissionais -, de Copa do Mundo (que vai movimentar algumas áreas de serviços). Também há novos profissionais chegando ao mercado a todo momento.

Aproveite o espaço de comentários para fazer as suas considerações. Ajude a Employer a trazer conteúdos cada vez mais relevantes para o seu dia a dia!

 

Sobre o autor

Employer RH

Employer RH

Fundada em 1986, a Employer RH é reconhecida pela excelência na prestação de serviços de contratação, gestão, terceirização, administração de mão de obra temporária e de estágios.
É uma empresa de RH que desenvolve projetos de software e serviços online e na nuvem para este setor, como: folha de pagamento, benefícios ao trabalhador, ponto eletrônico, painel do RH, banco de currículos e gestão de cargos e salários.
A matriz localizada em Curitiba, conta com o apoio de mais de 30 filiais que atendem empresas de médio e grande porte de todas as regiões do Brasil.

Deixar comentário.

Share This