As faltas do empregado alteram o cálculo do décimo terceiro salário na rescisão?

As faltas do empregado alteram o cálculo do décimo terceiro salário na rescisão?

Índice

As faltas do empregado alteram o cálculo do décimo terceiro salário na rescisão? Sim.

Para calcular o décimo terceiro na rescisão, é importante considerar as faltas do empregado ocorridas no período. Segundo a Lei 4090/62 e o Decreto 57.155/65 que regulamentam o pagamento de 13º somente a fração igual ou superior a 15 (quinze) dias de trabalho, por mês de serviço, será havida como mês integral para fins de pagamento do 13º salário. Assim, quando o empregado fica com menos de 15 dias trabalhados no mês da rescisão, perde o direito ao décimo terceiro referente a este período.

Observe o exemplo: Demissão do empregado em 17/02/2010. Número de dias de falta no mês da rescisão: 8 dias Dias trabalhados no mês da rescisão (considerando as faltas): 9 dias. Neste caso, o empregado não terá direito a décimo terceiro no mês de fevereiro, pois embora sendo demitido dia 17/02, deduzidas as faltas, ele fica com menos de 15 dias trabalhados. Base legal: art. 1º e art. 3º, da Lei 4090/62; Decreto 57.155/65;

Se você é uma empresa e tem dúvidas no seu RH, ligue para (41) 3312-1200 e conte com o apoio dos nossos especialistas.

Para mais conteúdo sobre Legislação Trabalhista e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer Trabalhista também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Veja mais artigos relacionados sobre legislação trabalhista.

Posts Relacionados

Posts Recentes