Endomarketing na gestão de pessoas: entenda o papel do RH no processo

Endomarketing na gestão de pessoas: entenda o papel do RH no processo

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Endomarketing na gestão de pessoas: entenda o papel do RH no processo

Colaboradores satisfeitos, negócios em crescimento. Já parou para pensar na importância do endomarketing? Em sintonia com outros setores da empresa, o RH pode trabalhar novas possibilidades de integração entre times, melhorar a satisfação dos empregados e promover mudanças significativas no ambiente corporativo.

Você sabe o que é endomarketing? Neste artigo a Employer explica melhor o conceito. Muitas vezes ele é confundido com a comunicação interna. Afinal, quais são as diferenças entre estas duas atividades?

Para começar, lembremos que o marketing desenvolve atividades principalmente para o público externo da empresa e têm como foco principal a conversão em vendas. Já o endomarketing, apesar de funcionar com base no mesmo princípio, é diferente. Neste caso, ele tem o papel de “vender” a empresa para os colaboradores e promover a satisfação dos times, estimulada pelo espírito de colaboração e a sensação de pertencimento.

O papel da comunicação no endomarketing

É aqui que o conceito de comunicação interna integra-se ao endomarketing. Quando você pensa em comunicação, logo se lembra dos comunicados, jornais e revistas internos, quadros de avisos, entre outros. Estas são algumas das ferramentas que, combinadas com outras ações, desenham uma estratégia de endomarketing.

Que ações são estas e qual a contribuição do RH para fazer um bom endomarketing? A seguir, você confere alguns exemplos que ajudam a compreender como a boa gestão de pessoas está diretamente relacionada com o endomarketing.

Ferramentas de endomarketing para o RH

Empregados motivados formam equipes que trabalham em sinergia. E são estas equipes que vão levar os negócios a resultados cada vez melhores. Por isso o papel da área de RH é justamente “vender” a imagem da empresa para os seus colaboradores. Veja alguns exemplos de boas práticas de RH que constituem sua estratégia de marketing interno.

a) Política de cargos e salários transparente

Alguns dos erros mais comuns que prejudicam a imagem da empresa perante os trabalhadores está justamente na aplicação inadequada da tabela de salários. Não adianta ter uma política salarial que só existe no papel. É preciso praticar o desenvolvimento e a promoção regular do capital humano, sempre com base no desempenho individual e nos resultados das equipes.

Sempre que um novo empregado é contratado, deve conhecer como será o seu roteiro de carreira na empresa. Pessoas que passam muito tempo sem promoções, por exemplo, tendem a ficar desmotivadas. É papel do RH manter os trabalhadores sempre em desenvolvimento e seguir o plano de carreira de acordo com o que está descrito na política da empresa.

Se o prazo para ocupar um cargo é de dois anos, por exemplo, certifique-se de fazer as avaliações de desempenho durante todo este período e auxiliar na transição do empregado para a próxima fase. Um bom endomarketing é aquele que cumpre os acordos salariais feitos desde o momento da contratação.

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b) Ações de treinamento e capacitação

Já parou para pensar que os cursos, palestras e treinamentos dados aos empregados são importantes ações de endomarketing? Um departamento de RH que oferece conhecimento e capacitação aos colaboradores é fundamental para uma boa estratégia de endomarketing.

Isso acontece porque não é só o salário que conta na hora de aceitar uma vaga ou mesmo trocar de emprego. Os trabalhadores também levam em consideração benefícios complementares que vão além da vale-transporte e vale-refeição. Bolsas de estudo, descontos em cursos de idiomas, treinamentos técnicos in company são alguns exemplos. Na hora de planejar suas ações, tenha em mente que o investimento na carreira das pessoas simboliza o reconhecimento que a empresa tem por cada um de seus colaboradores.

c) Ouvidoria

Ao ler este termo inevitavelmente lembramos do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas. Mas é mais ou menos essa a ideia: criar um canal de dúvidas, reclamações e sugestões, porém voltado ao público interno. Especialmente em empresas com um grande número de colaboradores, este tipo de ferramenta de endomarketing pode ser bastante útil.

Crie um espaço para que os trabalhadores possam contribuir com melhorias para as atividades da empresa. Pode ser uma página web, um e-mail, telefone ou mesmo a tradicional caixa de sugestões. É importante que a ouvidoria permita que o empregado se manifeste de forma anônima, caso deseje – muitas pessoas têm vergonha de se expor ou não se sentem confortáveis para fazer uma reclamação, por exemplo.

Se você tiver alguma dúvida em relação à implantação de uma ouvidoria, outra opção é uma pesquisa de satisfação. Um questionário simples, adaptado às diversas áreas da empresa, pode ajudar o RH a avaliar qual a imagem da empresa perante o quadro de colaboradores.

A integração entre as áreas de marketing e RH

Agora que você já viu algumas ferramentas que podem ser utilizadas no endomarketing, é hora de pensar de forma prática. A área de marketing da empresa é uma grande parceira do RH para estruturar as ações e direcionar como você pode falar com seus colaboradores.

Uma boa forma de conduzir o processo de endomarketing é organizar um comitê interno, com representantes de diversos setores da empresa. Você pode fazer reuniões periódicas para trocar ideias, levantar sugestões e traçar planos de ação mais detalhados. Quanto maior o envolvimento, maiores são as chances das suas ações serem disseminadas e trazerem resultados positivos para o ambiente corporativo.

Será que endomarketing é para você?

Sim! Como você viu neste artigo, trabalhar o endomarketing é muito importante para negócios que possuem um quadro de pessoal grande. Mas empresas que contam com equipes enxutas também precisam cuidar do capital humano.

Você pode adaptar as ferramentas de acordo com as necessidades do seu negócio, a verba disponível e o índice de satisfação dos colaboradores. Lembre-se: as pessoas que trabalham para a sua empresa são porta-vozes da sua marca.

Que tal começar este ano planejando novas ações de endomarketing para a empresa onde você trabalha? Utilize nosso espaço de comentários para pedir dicas e trocar experiências com outros colegas de sua área.

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