4 dicas para uma análise de clima organizacional eficiente

4 dicas para uma análise de clima organizacional eficiente

Índice

4 dicas para uma análise de clima organizacional eficiente

A motivação e o sentimento de pertencimento dos empregados são elementos fundamentais para ter equipes produtivas. Como descobrir o grau de satisfação dos seus colaboradores? Com uma pesquisa de clima organizacional! Neste artigo você confere considerações importantes e um roteiro prático para fazer sua avaliação

Manter os empregados motivados, produtivos e satisfeitos com a empresa é uma das tarefas mais desafiadoras da gestão de pessoas. Como gerir e desenvolver grandes equipes, formadas por pessoas de perfis e aspirações tão diferentes? Muitos gestores de RH se deparam com conflitos inesperados dentro das equipes, altos índices de absenteísmos e pedidos de demissão sem uma justificativa aparente.

É importante lembrar que o mercado brasileiro passa por um momento delicado e a disputa por profissionais competentes e dedicados, que “vestem a camisa”, é um dos fatores que têm transformado a gestão de pessoas em uma tarefa diária, que precisa ser realizada de forma individual e com muito empenho.

Mesmo que seja impossível prever todas as situações – afinal, você cuida de capital humano! – algumas boas práticas da área de RH ajudam a garantir boas condições de trabalho e, consequentemente, valorizar e manter os bons empregados.

Como anda o clima dentro da sua empresa?

A análise do clima organizacional é uma destas boas práticas. O principal objetivo é obter um panorama geral de todas as equipes, com análise de desempenho individual e coletivo; e também dos principais elementos que impactam na satisfação dos empregados e nos resultados dos negócios.

É importante destacar que o clima pode ser bastante diferente entre uma equipe e outra. Quanto maior o número de empregados, maiores são as chances de existirem conflitos em uma área que sequer são percebidos por pessoas de outras equipes.

A melhor maneira de avaliar o clima organizacional – e descobrir as diferenças entre as áreas para trabalhar melhorias – é por meio de uma pesquisa. É importante que todos os colaboradores participem, pois eles estão no dia a dia das atividades e podem trazer informações essenciais para o desenvolvimento das atividades de RH.

Como fazer uma boa pesquisa de clima organizacional?

Não há uma metodologia específica. O ideal é utilizar seus conhecimentos em gestão de pessoas, aliados às necessidades e particularidades da empresa onde você trabalha. Você pode fazer a pesquisa de forma sigilosa ou aberta, por formulários impressos ou por meio de softwares, com respostas online que já podem ser tabuladas de forma mais rápida. Atenção: não fique atento somente a números e índices! Permita que os empregados descrevam situações específicas, apontem dificuldades e façam sugestões de melhoria.

Para nortear sua análise de clima organizacional, a Employer lista a seguir quatro pontos importantes que devem ser contemplados. Dentro de cada ponto, traz também algumas sugestões de perguntas para você desenvolver suas próprias questões.

1. Política e cultura da empresa

Objetivo: analisar a comunicação empresa-empregado, identificar pontos fortes e fracos e avaliar a necessidade de alterar pontos que interferem na satisfação dos colaboradores.

– Como os empregados recebem e entendem as diretrizes da empresa?

– As políticas relacionadas à cultura, às vestimentas, aos horários, aos contratos de trabalho e à hierarquia são claras?

– Como os empregados são comunicados a respeito de mudanças e notícias da empresa?

– Há algum ponto dentro da política da empresa que gera dúvidas, limitações, desconforto ou desmotivação?

– O que pode ser melhorado na estrutura da empresa?

– Quais são os pontos positivos dentro do que a empresa oferece aos seus colaboradores?

2. Adaptação

Objetivo: identificar pontos positivos e negativos na relação que o empregado estabelece com a empresa, com suas tarefas e seus desafios.

– O empregado sente que pertence a um negócio maior?

– Como é sua adaptação com os processos e com suas atividades?

– Quais são suas dificuldades em relação a resultados maiores, como metas de equipe?

– Como é sua identificação com a missão, visão e valores da empresa?

– Sente-se parte de um todo ou sente-se trabalhando sozinho?

3. Relacionamento

Objetivo: identificar possíveis conflitos, facilidades e dificuldades de relacionamento com colegas, superiores, equipes de outras áreas. Este é um ponto bastante importante dentro da análise de clima organizacional, pois trata de impressões, emoções e reações diferentes perante um grupo.

– Como o empregado classifica o relacionamento com seu superior direto?

– Como recebe as tarefas, as entregas e como são os feedbacks?

– O que pode ser melhorado no relacionamento com seu superior?

– Como é o relacionamento com outros colegas, sejam da mesma área ou de áreas diferentes?

– Há algum problema ou conflito dentro ou fora da equipe, em que esteja diretamente envolvido?

– Como costuma lidar com as diferenças e resolver impasses?

– Quais são suas características positivas e negativas no relacionamento com colegas?

4. Perfil comportamental

Objetivo: analisar as principais dificuldades do colaborador na execução das atividades e na solução de problemas no dia a dia de trabalho. Atenção: esta parte da sua pesquisa não trata especificamente de perfis profissionais (analista, realizador, executor), mas da forma como cada empregado reage em relação às suas responsabilidades e desafios.

– O empregado se sente desafiado com frequência?

– Sente que estes desafios contribuem para seu desenvolvimento dentro da empresa?

– Sente-se pressionado ou constantemente preocupado com metas e prazos?

– Qual sua impressão a respeito de suas responsabilidades?

– Estão de acordo com suas aspirações profissionais e expectativas em relação à empresa?

– Como lida com suas emoções em relação ao trabalho?

– Sente alguma dificuldade em resolver conflitos, falar com pessoas diferentes ou mesmo com superiores?

– Sente-se reconhecido, valorizado, motivado?

Importante: descubra os porquês

Lembre-se de incluir espaços para que os empregados comentem as respostas. Na maioria dos casos, um “sim” ou “não” é insuficiente para obter uma análise mais aprofundada do clima dentro da empresa. Você pode fazer a análise de clima organizacional periodicamente, uma ou duas vezes ao ano – que tal organizar este processo junto com suas entrevistas de feedback?

No blog da Employer você confere um conteúdo que pode ser bastante útil para incluir a pesquisa de clima organizacional na sua lista de tarefas: Como fazer a gestão de grandes equipes. O texto traz cinco pontos que facilitam o desenvolvimento de pessoas quando o quadro de colaboradores é grande. Se quiser ler algum conteúdo específico, deixe sua sugestão no espaço de comentários.

Para mais conteúdo sobre Rotinas de DP e outras rotinas do Departamento Pessoal, confira o Employer Trabalhista também no YouTube, e aproveite para assinar o nosso canal.

Posts Relacionados

Posts Recentes